O contrato, avaliado em US $ 64,5 milhões, foi concedido à ESG Aerosystems, uma empresa americana, mas de propriedade da alemã ESG Elektroniksystem und Logistik irá prestar serviços de treinamento para a Marinha da Alemanha, visando formar e proferir manutenção operacional das tripulações de Lockheed Martin P-3C Orion, o que inclui desde 1P e 2P, passando por engenheiros de voo e instrutores de pilotos de engenheiros de voo. O objetivo final do novo contrato é “garantir a prontidão operacional das tripulação do P-3C da Marineflieger (Marinha Alemã)”.
O treinamento será realizado pela empresa norte-americana MHD-Rockland, o qual foi subcontratada pela ESG Aerosystems. MHD-Rockland opera cinco Orions AP-3C todos ex-Força Aérea Real Australiana (RAAF) a partir do Keystone Airpark, em Keystone Heights na Florida. A empresa também possui filiais no Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O treinamento já começará em dezembro de 2020 e acontecerá nas instalações da MHD-Rockland, e incluirão aulas teóricas, em simuladores e voos reais.
O contrato privado de treinamento surge após experiências positivas com a terceirização do treinamento da tripulação de seus helicópteros Westland Sea King para HeliOperations em Portland (Reino Unido).
Os AP-3C operados pela MHD-Rockland são: N656T (ex-RAAF A9-656), N661NK (ex-RAAF A9-661), N662JD (ex-RAAF A9-662), N664SD (ex-RAAF A9-664) e N665BD (ex-RAAF A9-665).
A Marineflieger possui apenas uma unidade de P-3C Orion, o Marinefliegergeschwader 3 (MFG3) – Graf Zeppelin – sediado na única base naval alemã, a de Nordholz (ETMN), situada em norte do país, próximo a Hamburgo e as margens do Mar do Norte. São sete Orions matriculados de 60+02 a 60+08.
@CAS