Marinha Alemã deverá encomendar mais sete P-8A Poseidon. A Alemanha deverá encomendar um lote adicional de aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon, como parte de um amplo aumento no orçamento nacional de defesa. A informação foi recentemente confirmada pelo Capitão de Mar Thorsten Bobzin, Comandante da Marineflieger (Marinha Alemã).
Os comentários do Capitão Bobzin ocorreram em 1º de junho, durante a reunião do Comitê de Orçamento do Bundestag, observando que a aquisição de aeronaves de patrulha marítima (MPA) adicionais ocorrerá no contexto do aumento de € 100 bilhões (US$ 107 bilhões) no fundo especial nos gastos com defesa da Alemanha.
Embora a quantidade de aeronaves adicionais não ter sido divulgada, a mídia informou que serão adquiridos mais sete Poseidon, além do pedido atual de cinco aeronaves, o que aumentará o número total para uma dúzia de jatos.
Em 30 de junho do ano passado, o Ministério da Defesa alemão assinou um contrato com a Boeing Defense para a aquisição de cinco aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon através do sistema de Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales) do governo Americano. Com este pedido, a Alemanha passa a ser o oitavo cliente da aeronave de vigilância marítima multimissão, juntando-se aos Estados Unidos, Austrália, Índia, Reino Unido, Noruega, Coreia e Nova Zelândia.
Os novos Poseidon da Marineflieger vão substituir a atual frota de oito envelhecidos quadrimotores Lockheed P-3C Orion, que estão aproximando do final da sua vida útil operacional, e deverão ser aposentados em 2024.
@FFO