Marines implantam radar para apoiar a OTAN. O US Marine Corpos (USMC) ou Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos desdobrou uma de suas unidades, com um AN/TPS-80 Ground/Air Task Oriented Radar (G/ATOR) para a Lituânia pela primeira vez para apoiar a missão de Policiamento Aéreo da OTAN. Esta unidade vai fornecer comando e controle, defesa aérea, controle de tráfego aéreo, vigilância radar e suporte a comunicações.
O G/ATOR permite que os fuzileiros navais conduzam a vigilância aérea e a conscientização do domínio aéreo em apoio às operações da OTAN. Com pouco aviso e uma pegada leve, conseguimos mudar o nosso treinamento de um ambiente ártico e marítimo para o Báltico; tranquilizando os aliados e contribuindo imediatamente para as operações da USAFE e da OTAN
“Esta implantação destaca o caráter expedicionário de nossos fuzileiros navais e os sistemas de comando e controle que eles empregam, como o AN/TPS-80 G/ATOR”, disse o Coronel Michael McCarthy, comandante da unidade destacada.
A unidade do Corpo de Fuzileiros Navais foi desdobrada em apoio ao Exercício Cold Response 22, liderado pela Noruega, antes de se reposicionar na Lituânia. O AN/TPS-80 G/ATOR é o mais novo radar multifuncional de médio alcance do Corpo de Fuzileiros Navais. O radar cria uma imagem do espaço aéreo para os controladores por meio de varredura ativa.
@CAS