Marineflieger desativa últimos helicópteros Sea King. O Comando de Aviação da Marinha Alemã, ou Marineflieger, retirou de operação em 05 de agosto, os seus últimos helicópteros Westland Sea King Mk. 41, após quase cinco décadas de serviços. Os Sea King foram substituídos por modernos helicópteros navais Airbus NH90 Sea Lion.
De acordo com uma publicação no X da Força Aérea da Alemanha, ou Luftwaffe, a aeronave matrícula 89+55 foi doada ao Museu de História Militar das Bundeswehr, ou Forças Armadas, situado no distrito de Gatow, em Berlim. “Agradecemos ao Sea King pelos seus quase 50 anos na força. Com o fim das operações de voo da Luftwaffe, fecha-se um capítulo na história dos helicópteros. Adeus, rei!”, afirmou a postagem.
Segundo Janes Defense, a Marinha Alemã contava com uma frota de cerca de 21 helicópteros Sea King operacionais no momento de sua aposentadoria. Algumas destas células estavam em serviço desde a década de 1970.
Conforme noticiamos anteriormente, a Alemanha doará para a Ucrânia até seis helicópteros Sea King, bem como um extenso pacote de acessórios, peças de reposição, suporte técnico e treinamento. Da mesma forma, em maio do ano passado, o Reino Unido realizou a transferência de três Sea King para as Forças Armadas Ucranianas.
As aeronaves da frota da Marineflieger são uma versão desenvolvida a partir do modelo civil Sikorsky S-61, produzidos sob licença no Reino Unido, e equipados com motores britânicos Rolls Royce Gnome, entre outros sistemas.
Na Ucrânia, os Sea King alemães e britânicos atuarão principalmente em missões de busca e resgate (SAR), transporte de tropas, bem como poderão ser empregados em operações de combate antinavio. A previsão é que eles sejam entregues a partir do segundo trimestre deste ano.
@FFO