Marine Nationale perto da nova fase do programa UAS VSR700 da Airbus. A Marinha Francesa (Marine Nationale) e a agência de compras militares do país, a Direction Générale de l’armement (DGA) devem lançar em breve a próxima fase do programa do sistema de aeronave não tripulada (UAS) VSR700 da Airbus Helicopters. O objetivo será elevar e incrementar o desenvolvimento da aeronave, visando sua entrada em serviço nos próximos dois a três anos.
“O que propomos para o programa de gastos de defesa de longo prazo da França é uma evolução gradual do projeto para o VSR entrar em serviço até 2026 ou 2027”, disse o CEO da Airbus Helicopters, Bruno Even.
A decisão pela evolução de fase ocorre após testes de voo bem-sucedidos de um demonstrador UAS VSR700 da fragata multipropósito FREMM da Marine Nationale no ano passado e que se enquadram em sua linha de esforço de tecnologia de redução de risco SDAM (Navy Airborne Drone System). A Airbus e o Naval Group, desenvolvedores conjuntos do drone, receberam um contrato de desenvolvimento SDAM em 2018.
“Estamos discutindo com a Marinha e a DGA francesa e estou otimista que conseguiremos decidir o lançamento do programa [VSR700] nas próximas semanas ou meses, novamente, no momento em que vemos a necessidade de mais e mais capacidade não tripulada”, disse Even.
Dependendo de como a França quiser prosseguir com a próxima fase do VSR700, ela pode decidir “assinar um programa de desenvolvimento primeiro e depois assinar um contrato para iniciar a produção” ou se comprometer com ambos ao mesmo tempo. Even disse que a Airbus, a Marinha Francesa e a DGA estão em discussão sobre quantidades de aeronaves, mas se recusaram a comentar sobre um número exato. Ele também observou que, sob a fase de redução de risco do SDAM, o helicóptero não tripulado havia atendido a “todos” os requisitos operacionais.
Números do plano de defesa de longo prazo da França 2024–2030 indicam que Paris se comprometeu a adquirir 10 aeronaves SDAM até o final da década e pelo menos 15 até 2035. Capaz de decolagem e pouso vertical, o VSR700 é baseado no helicóptero leve francês Guimbal Cabri G2. Até o momento, ele projetado para dar suporte a operações navais de inteligência, vigilância, direcionamento e reconhecimento (ISTAR) e guerra antissubmarino (ASW), mas poderá evoluir para missões logísticas embarcadas.
@CAS