

Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. O Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, um dos maiores expoentes na história nacional da Ciência, Tecnologia e Defesa, teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto de lei foi recentemente aprovado e reconhece a trajetória de um visionário que moldou os rumos da aeronáutica e da pesquisa científica nacional.
Natural de Fortaleza (CE), o Marechal Casimiro Montenegro Filho foi o principal idealizador do complexo tecnológico que hoje constitui o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Seu maior legado foi a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950, com a missão de formar engenheiros altamente qualificados para o setor aeroespacial brasileiro.

Inspirado nos mais avançados centros de engenharia do mundo, o ITA rapidamente se consolidou como centro de excelência e berço de inovações que dariam origem, anos depois, à Embraer — uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.
Ao fundar o Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ele plantou as bases para o desenvolvimento científico e tecnológico de defesa no país. Sua visão estratégica integrou educação, pesquisa e aplicação prática em um único ecossistema, tornando São José dos Campos um polo da tecnologia aeroespacial.

A inclusão de seu nome no Livro dos Heróis da Pátria representa o reconhecimento da sociedade brasileira à sua dedicação incansável ao progresso nacional. O livro, depositado no Panteão da Pátria, em Brasília, eterniza a memória de brasileiros que contribuíram de forma excepcional para a construção da nação.
O legado de Casimiro Montenegro Filho permanece vivo nos Institutos do DCTA e também nas gerações de engenheiros formadas sob sua inspiração e no desenvolvimento das áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO