MAPA – Museu Aeroespacial Paulista. Em evento realizado no último dia 06 de fevereiro na sede do IV Comando Aéreo Regional, localizado no Campo de Marte, São Paulo (SP), foi realizado o lançamento oficial do MAPA – Museu Aeroespacial Paulista.
Presidindo a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, abriu o evento destacando a importância histórica do Campo de Marte e lembrou as questões jurídicas que por anos impediram investimentos significativos no local.
“Agora chegou o momento de realizarmos projetos que há muito tempo estão parados e o principal deles é a criação e construção do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), que será um marco na história do Campo de Marte, da aviação brasileira e principalmente da população paulista”, disse o Ten Brig Damasceno.
O MAPA terá um acervo de cerca de 80 aeronaves históricas, civis e militares, oriundas das coleções da própria Força Aérea Brasileira e do Museu Asas de um Sonho, o antigo museu da TAM Linhas Aéreas, além de de painéis lembrando os grandes heróis da aviação nacional e mundial.
Além do Museu Aerospacial, o terreno do Campo de Marte também receberá o Parque Municipal Campo de Marte, cuja construção é de responsabilidade do município de São Paulo e um colégio militar.
O Tenente-Brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araujo apresentou as etapas já concluídas do projeto, como os estudos iniciais, o projeto de conceito inovador e o levantamento preliminar dos custos. Ele também detalhou os próximos passos, incluindo a celebração de acordos com a Prefeitura e o Governo do Estado para viabilizar a gestão técnica do museu e a implementação das obras, o planejamento de manutenção contínua e a criação de uma associação com empresários, moradores locais e organizações, para garantir o sucesso do projeto a longo prazo.
O Coronel da FAB Engenheiro Frank Cabral de Freitas Amaral apresentou o conceito inovador do Museu Aeroespacial Paulista, que contará com diversos espaços planejados para atender os visitantes, tais como:
Edifício Garagem: estacionamento para veículos e motocicletas;
Estacionamento para ônibus: para receber os alunos de escolas e grupos;
Cafeterias e restaurantes: espaços de convivência e alimentação;
Hangar de Exposição: para contemplação e conhecimento;
Hangar para restauração e oficina: para manutenção e conservação do acervo;
Pavilhão de exposições: para eventos e exposições temáticas;
Parque linear com ciclovia: para aproveitamento de todo o espaço pelos visitantes;
Praça Esquadrilha da Fumaça: lugar alusivo ao EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea.
Com investimento aproximado de R$ 350 milhões e previsão de inauguração entre 2027 e 2028, o MAPA não será apenas um museu, mas um verdadeiro centro de preservação da história da aviação no Brasil, reunindo um acervo de importância inestimável e promovendo a interação com o público por meio de exposição, eventos educativos e atividades culturais. conectando passado, presente e o futuro da aviação nacional.
Fontes: Aerojota e Jornal SP Norte
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO