Mali recebe novo lote de drones Bayraktar TB2. As Forças Armadas do Mali (FAMA) realizaram em 04 de janeiro, uma cerimônia de recepção de mais um lote com novos drones militares Bayraktar TB2, fabricados pela empresa turca Baykar Tecnology. O evento contou com a presença do Presidente do Mali, Coronel Assimi Goita, e ocorreu no setor militar do Aeroporto Internacional Modibo Keita, na capital Bamako.
De acordo com o levantamento realizado através das imagens obtidas pela mídia local e divulgadas nas redes socias, as aeronaves apresentadas tinham as matrículas TZ-11D, TZ-12D, TZ-14D, TZ-15D, TZ-16D e TZ-17D. Pelo menos uma delas, o TC-16D, estava armada com bombas guiadas por laser MAM-L.
Com essas informações, é possível inferir que a frota de aeronaves não tripuladas de combate (UCAV) TB2 do Mali esteja com 17 unidades, matriculados de TZ-01D à TZ-17D.
Desde o fim da Operação Barkhane e a consequente retirada das tropas francesas do Mali, o governo de Assimi Goita tem reforçado e modernizado as suas capacidades militares, principalmente para combater milicianos e terroristas que atuam no país. Os TB2 das FAMA são empregados em missões de ataque aéreo contra esses grupos terroristas.
Com envergadura de 12 metros, autonomia de 24 horas e alcance de missão de 150 km, o TB2 também são usados em missões ISR (Vigilância, Monitoração e Inteligência). Para isso eles são equipados com o avançado sistema de câmeras e sensores Aselsan CATS.
Na África Ocidental, o Mali é o quinto país que opera drones de combate Bayraktar TB2 ao lado da Líbia , Níger , Nigéria , Etiópia , Togo e Burkina Faso, Djibuti e Marrocos.
@FFO