

Mali recebe mais um lote de aeronaves da Rússia. A Força Aérea do Mali (MAF) incorporou um lote de novas aeronaves adquiridas da Rússia. Uma cerimônia militar foi realizada em 19 de janeiro, no Aeroporto Internacional Modibo Keita, Bamako-Sénou, com a presença do presidente Coronel Assimi Goita e do embaixador russo Igor Gromyko.
O governo militar do Mali continua a estabelecer laços estreitos de cooperação militar com a Rússia. As aeronaves serão utilizados em missões de ataque, reconhecimento, vigilância e movimentação de tropas.
Entre as novas aeronaves em exibição na cerimônia estavam: cinco jatos L-39 (matrícula TZ-18C, TZ-19C, TZ-30C, TZ-32C e TZ-35C), uma aeronave de ataque Su-25 (TZ-25C) e dois helicópteros de transporte Mi-8 (TZ-94H e TZ-95H).








Em discurso, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Mali, Brigadeiro-General Aliou Boï Diarra, disse que após décadas de combate, os militares das Forças Armadas do país tornaram-se mais bem equipados e profissionais, com grandes avanços nos últimos dois anos.
O Ministro da Defesa, coronel Sadio Camara, agradeceu aos parceiros do Mali que permaneceram “fiéis e leais em tempos difíceis”, em referência à Rússia, que desde o golpe militar de 2020, tem mantidos fortes laços com seu país.
O Mali combate uma insurgência islâmica que se estabeleceu no norte do país em 2012, e com a ajuda militar francesa, recuperou o terreno. O exército francês deixou o Mali no ano passado, depois que o atual governo do país africano decidiu trabalhar com mercenários russos. Acredita-se que os paramilitares do conhecido grupo russo “Wagner”, começaram a chegar ao Mali no final de 2021.
A entrega desse novo lote de aeronaves russas segue outros recebidos no ano passado que envolveram jatos Su-25 e L-39, além de helicópteros Mi-24P, Mi-8 e Mi-35 (detalhes aqui). Além dessas entregas, a MAF recebeu um Airbus C295 em 31 de maio de 2022.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO

A Força Aérea do Mali (MAF) incorporou oficialmente mais um lote com quatro aeronaves de treinamento e ataque leve L-39 e três drones militares Bayraktar TB2. A cerimônia de apresentação foi realizada em 16 de março no Aeroporto Internacional Modibo Keita, Bamako-Sénou, e contou com a presença do presidente Coronel…
Em "Notícias"

As Forças Armadas do Mali (FAMA) realizaram em 04 de janeiro, uma cerimônia de recepção de mais um lote com novos drones militares Bayraktar TB2, fabricados pela empresa turca Baykar Tecnology. O evento contou com a presença do Presidente do Mali, Coronel Assimi Goita, e ocorreu no setor militar do…
Em "Notícias"

As forças armadas do Mali incorporaram recentemente uma série de aeronaves oriundas da indústria da Rússia, seu aliado na sua luta contra insurgência islâmica no interior do país. Uma cerimônia militar foi realizada em 09 de agosto no Aeroporto Internacional Modibo Keita, em Bamako-Sénou, com a presença do presidente Assimi…
Em "Notícias"