Mali recebe mais um lote de aeronaves da Rússia. A Força Aérea do Mali (MAF) incorporou um lote de novas aeronaves adquiridas da Rússia. Uma cerimônia militar foi realizada em 19 de janeiro, no Aeroporto Internacional Modibo Keita, Bamako-Sénou, com a presença do presidente Coronel Assimi Goita e do embaixador russo Igor Gromyko.
O governo militar do Mali continua a estabelecer laços estreitos de cooperação militar com a Rússia. As aeronaves serão utilizados em missões de ataque, reconhecimento, vigilância e movimentação de tropas.
Entre as novas aeronaves em exibição na cerimônia estavam: cinco jatos L-39 (matrícula TZ-18C, TZ-19C, TZ-30C, TZ-32C e TZ-35C), uma aeronave de ataque Su-25 (TZ-25C) e dois helicópteros de transporte Mi-8 (TZ-94H e TZ-95H).
Em discurso, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Mali, Brigadeiro-General Aliou Boï Diarra, disse que após décadas de combate, os militares das Forças Armadas do país tornaram-se mais bem equipados e profissionais, com grandes avanços nos últimos dois anos.
O Ministro da Defesa, coronel Sadio Camara, agradeceu aos parceiros do Mali que permaneceram “fiéis e leais em tempos difíceis”, em referência à Rússia, que desde o golpe militar de 2020, tem mantidos fortes laços com seu país.
O Mali combate uma insurgência islâmica que se estabeleceu no norte do país em 2012, e com a ajuda militar francesa, recuperou o terreno. O exército francês deixou o Mali no ano passado, depois que o atual governo do país africano decidiu trabalhar com mercenários russos. Acredita-se que os paramilitares do conhecido grupo russo “Wagner”, começaram a chegar ao Mali no final de 2021.
A entrega desse novo lote de aeronaves russas segue outros recebidos no ano passado que envolveram jatos Su-25 e L-39, além de helicópteros Mi-24P, Mi-8 e Mi-35 (detalhes aqui). Além dessas entregas, a MAF recebeu um Airbus C295 em 31 de maio de 2022.
@FFO