Malásia tem condições de manter seus Sukhoi 30 por mais 20 anos. Os caças Sukhoi Su-30MKM “Flanker C” da Força Aérea Real da Malásia (TUDM) poderão permanecer em operação por mais duas décadas. A informação foi divulgada pelo principal executivo da empresa de manutenção contratada pelo governo malaio para manter os jatos de origem russa.
Conforme o Tenente-Coronel (RTD) Fadzar Suhada, CEO da Aerospace Technology Systems Corporation Sdn Bhd (ATSC), a empresa tem condições de garantir que os mais avançados caças na frota da RMAF, atualmente com 16 anos em média, possam se manter operando até 2035. A única condição seria a disponibilidade de peças sobressalentes no mercado.
Cada Su-30 exige uma revisão completa a cada 1.500 horas de voo ou 10 anos de operação, em uma manutenção que custa em torno de US$ 27 milhões. O CEO da ATSC disse que a empresa poderia revisar completamente os Su-30MKM na Malásia pela metade desse valor, em comparação com a revisão feita na Rússia.
“Pelo menos 70% de nossa equipe de manutenção são técnicos e engenheiros aposentados da RMAF, que foram contratados devido à sua vasta experiência no manuseio desses jatos”, disse Fadzar.
A Malásia está entre os primeiros usuários do Sudeste Asiático de caças russos, tendo adquirido 18 MiG-29N Fulcrum em 1995 (desativados em 2015), seguidos por 18 Su-30MKM em 2007. Com esta aquisição, a Malásia abandonou sua dependência tradicional da Grã-Bretanha, Europa ou Estados Unidos para aeronaves de caça.
A Malásia anunciou recentemente planos para adquirir 18 aeronaves de combate leves FA-50 da Korea Aerospace Industries, em um acordo de US$ 920 milhões.
Nota RFA: os dezoito Sukhoi-30MKM Flanker da TUDM (matrículas M52-01 à M52-18), são reunidos no Esquadrão 12 “Golden Cobra”, sediano na Base Aérea de Pangkalan Gong Kedak (WMGK), em Terengganu.
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