Malásia receberá helicópteros de ataque MD-530G no início de 2022. A Aviação do Exército da Malásia (PUTD – Pasukan Udara Tentera Darat), deverá receber no primeiro trimestre do próximo ano, seis helicópteros McDonnell Douglas MD-530G. A informação foi divulgada pelo Vice-Ministro da Defesa, Datuk Seri Ikmal Hisham Abdul Aziz, em uma audiência no parlamento malaio.
De acordo com o Vice-Ministro, todos os helicópteros foram formalmente aceitos após uma avaliação de representantes da Defesa da Malásia com a fabricante McDonnell Douglas, para assegurar que as aeronaves estejam com as especificações estabelecidas no Processo de Inspeções Pré-entrega (PDI – Pre-Delivery Inspections). O PDI visa garantir que todos os aspectos técnicos e especificações estejam de acordo com o acordado no contrato.
Durante a primeira fase do PDI, realizada em julho passado, os auditores do Ministério da Defesa encontraram vários pontos divergentes, e que exigiam melhorias e adequações. Com isto, a McDonnell Douglas atrasou a entrega das aeronaves.
Durante uma sessão parlamentar para o debate do Orçamento 2022, o líder da oposição da Malásia, Datuk Seri Anwar Ibrahim (PH-Port Dickson), levantou a questão sobre o atraso na entrega dos helicópteros e a penalidade que deverá ser atribuída à fabricante. “O valor da multa será determinado após a conclusão do processo de entrega dos helicópteros MD-530G”, disse o Vice-Ministro Aziz, ao encerrar a sua participação na reunião parlamentar.
Em 2016, a Malásia encomendou seis MD 530G, equipamentos e treinamentos especializados para missões de apoio aéreo aproximado, em um contrato de aproximadamente US$ 76,4 milhões com a fabricante norte americana McDonnell Douglas Helicopters.
@FFO