Malásia perto de anunciar o HAL Tejas como substituto dos MiG-29. O governo da Malásia estaria em negociações avançadas com a fabricante indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), para a aquisição de um lote de caças supersônicos HAL Tejas Mk.1A, que substituirão sua atual frota de jatos MiG-29. A informação teria sido vazada por um alto executivo da fábrica para a mídia indiana.
De acordo com o Indian Express, o Presidente e Diretor Administrativo da HAL, R Madhavan, teria dito que “(As negociações estão) quase nos estágios finais”. Nenhum detalhe foi divulgado sobre a quantidade de aeronaves envolvidas, apenas foi informado que uma delegação com técnicos da Malásia visitará a Índia em breve.
Conforme Madhavan, a oferta envolve a instalação de uma unidade de manutenção, reparo e revisão (MRO) na Malásia, que também prestaria suporte para a frota de aeronaves Sukhoi Su-30 da Força Aérea Real da Malásia (RMAF). Com isso, Jacarta poderia superar problemas na aquisição de peças de reposição da Rússia decorrentes das sanções comerciais em curso impostas a Moscou, disse ele.
O acordo está dentro dos requisitos orçamentários da Malásia, disse Madhavan, que garantiu que a HAL fornecerá o mesmo nível de serviço que atualmente presta para os aviões da Força Aérea Indiana, que adquiriu 83 unidades do Tejas em fevereiro do ano passado.
Estavam concorrendo pelo contrato da Malásia o jato chinês JF-17, o sul-coreano FA-50 e os russos MiG-35 e Yak-130, mas o Executivo da HAL afirmou que Jacarta teria decido pelo indiano Tejas Mk-1A.
Apesar do JF-17 Thunder da China apresentar um valor unitário inferior ao jato indiano, Madhavan disse que o Tejas Mk-1A teria se sagrado vencedor por sua maior capacidade e “parâmetros técnicos”, aliado ao pacote de suporte oferecido pela HAL para atender a frota de jatos russos da RMAF.
A fabricante estatal indiana está atualmente trabalhando em uma versão Mk-2 do Tejas e uma aeronave de combate de médio porte de quinta geração (AMCA), que serão disponibilizadas para a Malásia posteriormente, disse ele.
Fonte: Indian Express
@FFO