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Malásia finaliza acordo de compra dos F/A-18C/D Hornet do Kuwait

19 de fevereiro de 2025
Malásia finaliza acordo de compra dos F/A-18C/D Hornet do Kuwait. Foto: MoD Kuwait.
Malásia finaliza acordo de compra dos F/A-18C/D Hornet do Kuwait. Um dos Hornet da KuAF. Foto: MoD Kuwait.

Malásia finaliza acordo de compra dos F/A-18C/D Hornet do Kuwait. Espera-se que o Ministério da Defesa da Malásia finalize a compra de 30 aviões de caça F/A-18C/D Hornet ex Kuwait Air Force (KuAF) nas próximas semanas Eles serviriam como caças multifuncionais provisórios.

Com aval dos EUA, que concedeu o “end user”, o Asia-Pacific Defence Journal observou que o MoD da Malásia e a KuAF estão nas últimas fases da negociação de compra das aeronaves. Devido a atrasos em encontrar um substituto ideal, as 30 aeronaves de segunda mão substituirão temporariamente os aviões de caça MiG-29 que começaram a ser retirados de serviço em 2024 da Royal Malaysian Air Force (RMAF).

Ao padronizar sua frota com plataformas de origem ocidental, retirando de serviço os MiG-29, significa um afastamento de aviões de caça de fabricação russa. Isso pode ajudar na interoperabilidade operacional com forças aliadas e a obtençao de suporte logístico.

Ao adquirir os treinadores a jato KAI KT-1 e mais tarde FA-50 da República da Coreia, a Malásia indicou que seu programa de treinamento de pilotos estava mudando para se adequar às aeronaves ocidentais. Isso implica que a mudança natural dos MiG-29s para aviões de caça de fabricação ocidental não foi surpreendente. Treinamento e compatibilidade operacional: Ao escolher o FA-50, a RMAF combinou seu programa de treinamento mais precisamente com os conceitos da OTAN. O FA-50 não era realmente compatível com o MiG-29, pois incluía aviônicos e sistemas de armas ocidentais.

Se a futura compra do KF-21, F-35 ou Rafale, retarda a obtenção de um vetor caça de última geração, a chegada dos F/A-18C/D fornecem uma opção instantânea para garantir que a Malásia mantenha uma capacidade de combate confiável.

A mudança para aeronaves de treinamento construídas no Ocidente revelou que a manutenção de plataformas russas estava se tornando operacionalmente problemática, principalmente em relação à assistência técnica e peças de reposição, especialmente durante conflitos e sanções impostas à Rússia.

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