Malásia espera comprar os F/A-18C/D do Kuwait. A Malásia está novamente investindo na possível aquisição dos caças F/A-18C/D Hornet do Kuwait. O assunto voltou à mídia recentemente, após o ministro da defesa da Malásia, Khaled Nordin, confirmar que uma equipe foi enviada ao Kuwait para vistoriar os caças.
Os ministérios da defesa dos dois países mantiveram recentes discussões sobre o possível acordo. Com isso, no mês de junho uma equipe técnica da Malásia visitou o Kuwait para avaliar os caças, de acordo com a agência de notícias oficial Bernama.
“Estamos no processo e esperamos que o governo do Kuwait considere nosso pedido”, disse o ministro Nordin. “Eles estão cientes disso, porque enviamos nossa equipe para avaliar as aeronaves que são adequadas para nós. Isso se alinha com nossos planos uma Força Aérea capaz de abordar os atuais desafios que enfrentamos em nosso país”, afirmou o ministro.
A Força Aérea do Kuwait planeja descontinuar em breve a sua frota de 35 FA-18C/D Hornet, que estão sendo substituídos pelos novos F/A-18E/F Super Hornet. Antigos rumores indicam que além da Força Aérea Real da Malásia (TUDM), a Força Aérea da Tunísia (TuAF) se mostrou interessada nos jatos do Kuwait.
Atualmente a TUDM possui uma frota de oito caças F/A-18D-50 Hornet, todos operados pelo 18º Esquadrão sediado na Base Aérea Butterworth (WMKB). Não há informação ficial de quantos aviões poderiam ser comprados do Kuwait. Eles poderão substituir 18 Sukhoi Su-30MKI da TUDM de difícil manutenção devido às sansões mundiais à Rússia.
@FFO