Malásia encomenda dois ATR72 MPA de patrulha marítima. O Ministério da Defesa da Malásia assinou um contrato com a Leonardo para adquirir duas aeronaves de patrulha marítima ATR 72 MPA (Maritime Patrol Aircraft). A assinatura do contrato ocorreu ontem (24/05), durante a Exposição Internacional Marítima e Aeroespacial de Langkawi (LIMA 2023), realizada na Malásia.
“Este contrato inclui o fornecimento das duas aeronaves ATR Special Mission na configuração Maritime Patrol (MPA), além do suporte logístico integrado e serviços de treinamento relacionados”, disse a Leonardo em nota oficial.
O ATR 72 MPA é a mais recente variante especializada, baseada na plataforma das aeronaves de transporte regional ATR, e desenvolvida para missões de vigilância marítima. Ele tem capacidade para missões de coleta de inteligência eletrônica (ELINT), Guerra Anti-Submarino (ASW), Guerra Anti-Superfície (AsuW), Busca e Resgate (SAR), monitoramento ambiental, evacuação aeromédica, , combate a atividades ilegais (tráfico de drogas, pirataria e contrabando), vigilância de águas territoriais e transporte de pessoal e materiais.
As aeronaves da Malásia serão equipadas com um sistema de missão modular Leonardo ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance), avançado radar AESA Seaspray e um conjunto de comunicações para missões de Comando, Controle, Comunicações, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR) terrestres e marítimas. O ATOS gerencia os sensores embarcados, reunindo as informações coletadas e apresentando um quadro tático abrangente e continuamente atualizado para os operadores do sistema de missão.
Especialmente para missões ASW/AsuW, o ATR 72 MPA será equipado com o ULISSES (Ultra-Light SonicS Enhanced System), um sistema de sensor acústico integrado, projetado para “escutar” e triangular a localização de submarinos e embarcações. Os dados obtidos pelo ULISSES serão integrados através do ATOS, fornecendo aos operadores do ATR 72 MPA uma visão completa do ambiente.
Outros sensores integrados ao sistema ATOS incluem uma torre de sensores eletro-ópticos com câmeras coloridas e monocromáticas, sensores de guerra eletrônica que oferecem capacidade de vigilância eletrônica de banda larga, um Sistema de Identificação Automática (AIS) e um Localizador de Direção do Sistema de Busca e Resgate Aéreo (ASARS DF).
A suíte completa de comunicação Leonardo, permite o compartilhamento do quadro tático em tempo real, disseminando informações em Line of Sight (V/UHF- HF-WBDL) e além das condições da linha de visão (SATCOM).
Fonte: Leonardo
@FFO