Malásia deverá adquirir segundo lote de caças KAI FA-50 Fighting Eagle. O governo da Malásia recentemente assinou a compra do primeiro lote de 18 aeronaves leve de combate FA-50 Fighting Eagle da Korea Aerospace Industries (KAI). Um segundo lote adicional, com mais 18 jatos está em negociação, de acordo com uma informação divulgada durante a Exposição Internacional Marítima e Aeroespacial de Langkawi (LIMA 2023), realizada na Malásia.
A informação foi obtida pelo portal Janes Defense, que ouviu um porta-voz do governo malaio durante a LIMA 2023. “É apenas uma questão de tempo até que o segundo contrato seja formalizado”, acrescentou o porta-voz.
Esta informação segue o anúncio de 24 de fevereiro, quando o KAI FA-50 Fighting Eagle foi eleito como o vencedor do programa Fighter Lead-In Trainer/Light Combat Aircraft (FLIT/LCA) da Malásia. O contrato de US$ 920 milhões envolve um lote inicial de dezoito caças FA-50, com opção para dezoito aeronaves adicionais.
O porta-voz ainda adiantou a Janes que a KAI está se preparando para entregar o primeiro FA-50 para a Força Aérea Real da Malásia (TUDM – Tentera Udara Diraja Malaysia), cerca de 42 meses após a assinatura do contrato inicial. “As aeronaves restantes deste primeiro pedido serão entregues dentro de 10 meses subsequentes”, disse a fonte.
O programa TUDM FLIT/LCA tem como objetivo substituir as antigas aeronaves de ataque leve Hawk 108/208, em serviço desde a década de 1990, bem como os jatos Aermacchi MB-339CM de treinamento avançado, em serviço desde 2009.
@FFO