• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Malásia deve se tornar parceira da Turquia no projeto TAI Hürjet

29 de novembro de 2021
Malásia deve se tornar parceira da Turquia no projeto TAI Hürjet (Foto: TAI).
Malásia deve se tornar parceira da Turquia no projeto TAI Hürjet (Foto: TAI).

Malásia deve se tornar parceira da Turquia no projeto TAI Hürjet. A Turquia pretende produzir o seu novo jato de treinamento e combate leve “Hürjet”, em conjunto com a Malásia. A informação foi divulgada em 24/11, pelo Sr. Temel Kotil, Presidente e CEO da Turkish Aerospace Industries (TAI), durante a cerimônia de inauguração do escritório da TAI, em Cyberjaya, Malásia.

O projeto ainda depende do resultado de uma licitação internacional, mas segundo Kotil, o objetivo é fortalecer a indústria de aviação em suas respectivas regiões. “Queremos contribuir para a construção de capacidade da Malásia para produzir tais aeronaves, pois vemos como um dos melhores países para colaborar estrategicamente na Ásia-Pacífico”, disse Kotil na coletiva de imprensa após a cerimônia de inauguração do novo escritório.

Malásia deve se tornar parceira da Turquia no projeto TAI Hürjet (Foto: TAI).
Malásia deve se tornar parceira da Turquia no projeto TAI Hürjet (Foto: TAI).

Comentando sobre o novo escritório, Kotil disse que é a primeira representação da indústria aeroespacial turca no país e no sudeste da Ásia, onde a TAI tem outros projetos de investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente no campo da indústria de defesa e aviação.

Cabe lembrar que o Hürjet está concorrendo no projeto da Real Força Aérea da Malásia (RMAF – Royal Malaysian Air Force), para a aquisição de 36 novas aeronaves leves de combate e treinamento conhecido como FLIT/LCA (Fighter Lead-in Trainer/Light Combat Aircraft). Além do TAI Hürjet, estão participando da propostas o indiano HAL Tejas, o russo UAC MiG-35, o chinês Catic L-15, o sul-coreano KAI FA-50 e o italiano Leonardo M-346. Leia mais detalhes na notícia que publicamos aqui.

O TAI Hürjet terá 9,8 metros de envergadura, 13 m de comprimento, 4,2 m de altura, e área de asa de 24 m². Equipado com um motor TBA de 85 kN (19,200 lbf), alcançará a velocidade máxima de Mach 1.4, teto de serviço projetado será de aproximadamente 46 mil pés (14 km), alcance de 2.600 km (1.400 milhas náuticas), capacidade de carga de 2.700 kg. Será equipado com Head-Up Display (HUD), Helmet Mounted Display (HMD), Full Authority/Digital Controlled Flight System e capacidade de ser reabastecido em voo. O primeiro voo do Hürjert está previsto para o final de 2022.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login