Major João Rodrigues Filho, herói de guerra da FAB, faleceu aos 101 anos. A Força Aérea Brasileira (FAB) lamentou o falecimento do Major João Rodrigues Filho, herói de guerra, ocorrido ontem (15) no Rio de Janeiro (RJ) aos 101 anos de idade. O Major João era o último dos veteranos remanescentes do histórico 1º Grupo de Caça “Senta a Pua” que atuou durante a Segunda Guerra Mundial.
Mecânico do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), o então 3° Sargento João Rodriguez e outros 120 especialistas foram fundamentais para a campanha de sucesso do Brasil ao lado dos aliados na Segunda Guerra Mundial, deixando um legado inesquecível para a Instituição que serviu com tanto orgulho.
Herói de Guerra
Em 1944, João contrariou a vontade dos pais e se alistou voluntariamente para ir a guerra, pois se sentia chamado para defender sua pátria. Cumpriu essa missão e voltou com muito mais experiência da vida e maiores conhecimentos técnicos adquiridos durante todo o período de guerra.
Ao regressar ao Brasil, João Rodrigues Filho foi servir na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), como Mecânico dos caças P-47 Thunderbolt, até o ano de 1950. Fez curso para a Escola Preparatória de Oficial Especialista em Mecânica. Continuou na FAB nessa função até 1964, quando foi reformado no Posto de Major.
Compromisso constante e dedicação exemplar à FAB
Mesmo após deixar o serviço ativo, o Major João continuou presente nos eventos e cerimônias realizadas pela Força Aérea. No dia 22 de abril de 2024, na cerimônia do P-47, realizada durante a Reunião da Aviação de Caça (RAC), que aconteceu na BASC, o herói de guerra esteve entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, demonstrando toda a sua devoção à Força Aérea.
Honras Fúnebres
O velório será realizado hoje (16/01), das 9h às 13h, na Capela 03 do Crematório e Cemitério Vertical da Penitência, localizado no bairro Caju, no Rio de Janeiro (RJ). O Comando da Aeronáutica expressa suas condolências à família e amigos.
Fonte: FAB
@FFO