

Mais um lote de Mirage 2000-5F para a Ucrânia. O presidente francês Emmanuel Macron anunciou que nos próximos dias a Ucrânia receberá um novo lote de caças Mirage-2000-5F, bem como novos mísseis terra-ar para os sistemas de defesa aérea SAMP/T.
Os mísseis, provavelmente Eurosan SAMP/T (Sol-Air Moyenne-Portée/Terrestre) ASTER-15s e possivelmente ASTER-30s para interceptação de mísseis balísticos, irão reforçar a defesa aérea ucraniana. Não foi informado quantos Mirage 2000-5 serão entregues neste lote. Ele afirmou que um novo programa de treinamento para reciclagem de pilotos militares ucranianos será lançado, prevendo prazos mais curtos e maior eficácia do treinamento.
O Ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, anunciou em 6 de fevereiro de 2025 a entrega dos primeiros caças Mirage 2000 à Ucrânia. Um mês depois, em 7 de março, a Força Aérea Ucraniana anunciou o primeiro combate registrado do Mirage 2000, interceptando com sucesso um míssil de cruzeiro russo Kh-101 durante um ataque de mísseis e drones em larga escala.
Segundo a mídia ucraniana, o Mirage 2000-5F é frequentemente utilizado na defesa aérea, mas também é utilizado em missões de ataque, embora isso não possa ser verificado. Aliás, a França afirmou que a aeronave seria modificada antes da entrega para adicionar capacidades ar-solo, incluindo os mísseis de cruzeiro lançados do ar SCALP-EG e as bombas guiadas AASM Hammer, ambos já utilizados pela Ucrânia.
O número de jatos entregues à Ucrânia é desconhecido, embora o governo francês tenha dito que a Ucrânia receberia seis caças Mirage 2000-5F durante o primeiro trimestre de 2025. No entanto, uma dessas aeronaves foi perdida em 22 de julho.
O governo francês confirmou em novembro de 2024 que a Ucrânia teria solicitado 12 Mirage 2000-5F para atender às suas necessidades imediatas. A França teria entre 24 e 28 Mirage 2000-5F ainda em serviço.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS