Mais um jato Aero L-39C Albatros privado no Brasil. Chegou no Aeroporto Internacional de Boa Vista, Roraima (BVB/SBBV), o mais novo Aero L-39 Albatros a ser registrado no Brasil. Pertencente à empresa norte-americana Gulf Air Aviation, de Wilmington, Delaware, o monomotor realizou um longo voo de translado desde os Estados Unidos, com diversas paradas técnicas pelo Caribe e o continente sul-americano.
Fabricado em 1988, o Albatros foi transladado para a América do Sul com uma camuflagem em tons de bege e a matrícula americana N810RC (c/n 834606). O jato tem pedido de reserva de matrícula junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para o registro PP-XLW, em nome de um empresário brasileiro.
Este é o quarto L-39C Albatros registrado no Brasil, sendo que dois deles ainda estão no país. O PT-ZVC (c/n 934872), fabricado em 1989, foi exportado em março deste ano, com o consequente cancelamento da matrícula nacional. O PR-ZGF (c/n 433132) e o PR-ZFL (c/n 332513) ainda são vistos operando no sul do Brasil, mais precisamente no Aeroclube de Santa Catarina (SSSK), em São José, região metropolitana de Florianópolis (SC).
O Aero L-39 Albatros é um jato monomotor de treinamento de alta performance, fabricado desde os anos 1960, pela empresa centenária tcheca Aero Vodochody, fundada em 1919. O L-39 foi um dos primeiros jatos de treinamento equipados com motor turbofan, o que o tornou um sucesso entre as forças aéreas dos países soviéticos do Pacto de Varsóvia. Cerca de 200 L-39 eram entregues pela empresa anualmente, até o início dos anos 1990, quando ocorreu a queda da União Soviética.
Em outubro de 2006 a Aero Vodochoy foi privatizada para um grupo de investidores tcheco-eslovacos. Com a abertura do mercado ocidental e a atualização dos seus sistemas de produção, o L-39 viu a ampliação de um grande mercado militar e civil. Aproximadamente 2.800 Aero L-39 foram entregues para usuários em mais de trinta países.
Em 2018 a Aero Vodochody L-39NG, uma versão modernizada com uma fuselagem mais leve e diversas melhorias. Está equipado com um motor Williams International FJ44-4M, que lhe confere uma velocidade máxima de 420 kt, teto de serviço de 38 mil pés, alcance de 1.400 milhas e quatro horas e meia de autonomia. O L-39NG está equipado com um moderno cockpit, e na configuração para missões de ataque leve, possui cinco hardpoints que podem receber uma variedade de mísseis ar-ar e ar-superfície, além de outros armamentos, sensores, além de um gunpod.
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