Mais um E-2C Hawkeye entregue após revisão. Em 03 de agosto, o último Grumman E-2C Hawkeye revisado através do Planned Maintenance Interval Two (PMI-2), realizado no Fleet Readiness Center Southwest (FRCSW), foi entregue para o Carrier Airborne Early Squadron 116 (VAW-116), sediado na Base Naval de Ventura County. A aeronave chegou ao FRCSW em 21 de setembro de 2020, oriundo do VAW-123.
Desenvolvidos pela Grumman Aircraft Company, a partir da mesma fuselagem em meados de 1960, o turbo-hélice E-2 Hawkeye e o C-2A Greyhound, ainda estão em serviço a bordo dos porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. A produção do E-2C AEWS (Airborne Early Warning System) iniciou em 1973, e com o seu radar rotodome de 24 pés de diâmetro, até hoje ele é o principal vetor de proteção dos grupos de porta-aviões norte-americanos contra ameaças aéreas.
O FRCSW executa dois níveis de manutenção programada: PMI-1 – intervalo de manutenção leve, realizados nas instalações de Pt Mugu e FRC Mid-Atlantic; PMI-2 – manutenção pesada, realizada no Edifício 460 do FRCSW, na Estação Aérea Naval de North Island (NASNI).
No PMI-1 os técnicos verificam os pontos de fixação das superfícies de controle de voo, na fuselagem, motores e em outras áreas identificadas na especificação de manutenção. Em caso de necessidade, são realizados reparos e substituição de componentes, quando necessário.
O FRCSW é a única unidade da Marinha dos EUA para revisões do tipo PMI-2, na qual emprega aproximadamente 120 técnicos e 53 funcionários contratados. Embora não seja uma revisão completa, o “Planned Maintenance Interval Two” realiza uma desmontagem substancial da aeronave, removendo as asas, motores, trens de pouso e a cauda das aeronaves. A pintura é removidas com materiais químicos e físicos, expondo o metal para avaliação e revisão de rachaduras e corrosão. O processo é concluído conforme o gerenciamento de projetos denominado CCPM (Critical Chain Project Management).
Um software chamado “Concerto” é usado para gerenciar o rendimento do processo, e para o E-2 está dividido em quatro etapas: indução, reparo, montagem e teste. Cada etapa tem um período planejado, que totalizam cerca de 220 dias, dependendo da disponibilidade de materiais.
Aproximadamente 29 E-2C compõem a frota operacional da Marinha, e estão sendo gradualmente substituídos pelos novos E-2D Advanced Hawkeye, a quarta versão do modelo, tecnologicamente mais avançada. O FRCSW entregou seu primeiro Advanced Hawkeye revisado no PMI-2 em janeiro deste ano. Durante o ano fiscal de 2020, o FRCSW realizou seis revisões em aeronaves, sendo cinco PMI-2 e uma PMI-1.
Fonte: NAVAIR