Mais um avião de garimpo ilegal é destruído na Terra Yanomami. Mais uma aeronave utilizada para o transporte ilegal de garimpeiros e escoamento de minérios na Terra Indígena Yanomami foi destruída durante uma ação conjunta do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O avião foi localizado em 12 de abril, em uma pista de pouso clandestina situada a aproximadamente 100 quilômetros ao sul de Boa Vista (RR). Tripulantes de um helicóptero H-36 da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizando Óculos de Visão Noturna (NVG), sobrevoou a área e identificou o monomotor, possibilitando que os fiscais do IBAMA e da PRF executassem a ação. Não foram encontradas pessoas no local.
A destruição da aeronave dá continuidade às ações de combate ao tráfego aéreo ilegal. Os corredores aéreos nas terras indígenas Yanomami foram desativados no dia 06 de abril para impedir o tráfego de aeronaves não autorizadas na área.
De acordo com a FAB, só é permitido nessa região o tráfego aéreo de aeronaves militares ou a serviço dos órgãos públicos envolvidos na Operação Yanomami, desde que previamente submetidas ao processo de autorização de voo.
Fonte: FAB
@FFO