Mais três F-35A entregues para a Força Aérea Dinamarquesa. A Lockheed Martin entregou mais três novos caças F-35A Lightning II para a Força Aérea Real da Dinamarca (RDAF). O trio pousou na Base Aérea de Skrydstrup em 12 de janeiro, após completar o voo de translado desde a Base Aérea de Luke, no Arizona, EUA, com uma escala técnica nos Açores, Portugal.
Em comunicado, o Ministério da Defesa dinamarquês confirmou a chegada dos jatos, que eleva o número total de aeronaves no País para 11 unidades, todas operadas pelo Esquadrão 727 baseado em Skrydstrup. Como noticiamos anteriormente, a chegada dessas aeronaves era esperada desde o final do ano passado.
Em 2017 a Dinamarca encomendou 27 caças F-35A Lightning II para substituir gradualmente seus envelhecidos F-16AM/BM Fighting Falcons, que deverão ser desativados a partir de 2026. A RDAF mantém seis F-35A em Luke AFB para treinamento de pilotos e técnicos dinamarqueses.
A RDAF espera que seus F-35A alcancem a capacidade operacional inicial (IOC) neste ano. Após isso, os novos caças estarão aptos para assumir algumas funções atualmente realizadas pelos F-16, incluindo a missão de defesa do espaço aéreo do País. A previsão é que a capacidade operacional total (IOT) seja alcançada em 2027. Durante o período de transição ambos caças irão operar em conjunto.
A Dinamarca é o quinto país europeu a operar com os modernos F-35A Lightning II. Noruega e Holanda operam seus caças há alguns anos, enquanto a Bélgica e a Polônia recentemente receberam seus primeiros aviões nos EUA, onde são mantidos para treinamento de pilotos e técnicos.
@FFO