

Mais surpresas da indústria militar da China: um novo helicóptero de alta velocidade. Em mais uma demonstração de esforço rumo à modernização das suas forças armadas, a China está em fase avançada no desenvolvimento de um novo helicóptero de alta velocidade, muito similar ao norte-americano Sikorsky S-97 Raider.
A nova aeronave é equipada com um rotor coaxial emparelhado com uma hélice propulsora na cauda, uma configuração idêntica à do Raider americano. O helicóptero chinês é conhecido há alguns meses, depois que foi filmado durante um voo de testes, mas só recentemente tem chamado a atenção do ocidente.
Conhecido informalmente como “Helicóptero de Alta Velocidade do Futuro”, o projeto chinês é apresentado como parte do esforço da indústria local em explorar projetos avançados de aeronaves de asas rotativas. Analistas de aviação observaram que o projeto segue de perto os protótipos americanos, reforçando um padrão em que as indústrias chinesas adotam recursos no exterior.

Um dos principais especialistas em aviação militar chinesa, Andreas Rupprecht escreveu em sua conta no X: “E as surpresas da China não param – parece que atualmente queremos queimar fogos de artifício de notícias – porque hoje este helicóptero coaxial (provavelmente um protótipo de teste) foi mostrado pela primeira vez.”
O Sikorsky S-97 Raider americano, desenvolvido no âmbito do programa Future Vertical Lift, introduziu este design coaxial para proporcionar velocidades mais altas, maior agilidade e maior capacidade de sobrevivência em comparação com helicópteros convencionais. A aparente adoção dos mesmos recursos pela China sugere que Pequim está testando conceitos de desempenho semelhantes para sua próxima geração de aeronaves de asas rotativas.
Acredita-se que a nova aeronave chinesa ainda esteja em fase de testes. Analistas alertam que copiar o projeto da fuselagem não garante o mesmo desempenho, pois o sucesso depende da propulsão, da aviônica e dos sistemas de controle de voo — áreas em que a China continua a preencher lacunas, mas enfrenta obstáculos técnicos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO