• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mais surpresas da indústria militar da China: um novo helicóptero de alta velocidade

21 de agosto de 2025
Mais surpresas da indústria militar da China: um novo helicóptero de alta velocidade. Foto: redes sociais.
Mais surpresas da indústria militar da China: um novo helicóptero de alta velocidade. Foto: @RupprechtDeino.

Mais surpresas da indústria militar da China: um novo helicóptero de alta velocidade. Em mais uma demonstração de esforço rumo à modernização das suas forças armadas, a China está em fase avançada no desenvolvimento de um novo helicóptero de alta velocidade, muito similar ao norte-americano Sikorsky S-97 Raider.

A nova aeronave é equipada com um rotor coaxial emparelhado com uma hélice propulsora na cauda, ​uma configuração idêntica à do Raider americano. O helicóptero chinês é conhecido há alguns meses, depois que foi filmado durante um voo de testes, mas só recentemente tem chamado a atenção do ocidente.

Conhecido informalmente como “Helicóptero de Alta Velocidade do Futuro”, o projeto chinês é apresentado como parte do esforço da indústria local em explorar projetos avançados de aeronaves de asas rotativas. Analistas de aviação observaram que o projeto segue de perto os protótipos americanos, reforçando um padrão em que as indústrias chinesas adotam recursos no exterior.

O projeto norte-americano Sikorsky S-97 Raider. Foto: Lockheed Martin.
O projeto norte-americano Sikorsky S-97 Raider. Foto: Lockheed Martin.

Um dos principais especialistas em aviação militar chinesa, Andreas Rupprecht escreveu em sua conta no X: “E as surpresas da China não param – parece que atualmente queremos queimar fogos de artifício de notícias – porque hoje este helicóptero coaxial (provavelmente um protótipo de teste) foi mostrado pela primeira vez.”

O Sikorsky S-97 Raider americano, desenvolvido no âmbito do programa Future Vertical Lift, introduziu este design coaxial para proporcionar velocidades mais altas, maior agilidade e maior capacidade de sobrevivência em comparação com helicópteros convencionais. A aparente adoção dos mesmos recursos pela China sugere que Pequim está testando conceitos de desempenho semelhantes para sua próxima geração de aeronaves de asas rotativas.

Acredita-se que a nova aeronave chinesa ainda esteja em fase de testes. Analistas alertam que copiar o projeto da fuselagem não garante o mesmo desempenho, pois o sucesso depende da propulsão, da aviônica e dos sistemas de controle de voo — áreas em que a China continua a preencher lacunas, mas enfrenta obstáculos técnicos.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login