No dia 17 de setembro foi efetivado o translado de dois dos novos quatro Embraer EMB-314 (A-29B) Super Tucano da Fuerza Aérea de Chile (FACH). Estas aeronaves fazem parte de um novo lote adquirido no início de 2020, junto a Embraer Defesa e Segurança. Eles foram os primeiros Super Tucano da FACH à deixar a fábrica já ostentando o novo padrão de pintura dos A-29 chilenos, todo em cinza claro. Até o último lote, entregue em 2018, o monomotor da Embraer deixava a fábrica ostentando um padrão de camuflagem em dois tons de verde e um de areia, ao estilo “wrap around”, isto é, uma camuflagem que envolve toda a aeronave. Este novo padrão começou a ser adotado em 2019 e já foi aplicado pela ENAER a pelo menos um A-29B, o FACH 452.
Os FACH 469 e 470 saíram de São José dos Campos/SJK rumo a Iquique/IQQ, com escala no aeroporto de Luque/ASU (Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi), onde foram entregues a única unidade que emprega os Super Tucano na FACH: Grupo de Aviación nº1. O translado foi apoiado pelo Lockheed Martin KC-130R – FACH 992 do Grupo de Aviación nº10
Atualmente a FACH possui 20 Super Tucanos, devendo fechar o ano com 22 unidades, a medida que os dois últimos exemplares do terceiro lote forem entregues. Todas as aeronaves operam no Grupo de Aviación nº1 sediado no norte do país, na cidade Iquique junto a Base Aérea Los Condores que compartilha as instalações com o Aeroporto Internacional Diego Aracena (SCDA/IQQ). A unidade é subordinada a I Brigada Aérea.
O GA nº1 é o responsável por formar os pilotos de caça da FACH, além de exercer missões operacionais de ataque, interdição, COIN e apoio aéreo aproximado. A unidade empregava além dos A-29B, o ENAER A-36 Toqui/Halcón (versão chilena do CASA C-101), que tinha como principal papel o estágio avança na formação dos pilotos de caça, preparando eles para a 1ª linha, ou seja, para voar os Lockheed Martin F-16AM/BM/C/D e os Northrop F-5E/F. Desde 2019, com a desativação do A-36, o A-29B passou a assumir integralmente este papel, hoje sendo o único vetor para a formação dos caçadores da FACH.
A FACH adquiriu três lotes de Super Tucano. O primeiro em agosto de 2008, contemplando 12 aeronaves matriculadas de FACH 451 a 462. Os seis primeiros (451 a 456) foram entregues em dezembro de 2009, com os demais sendo entregues em 2010.
Em outubro de 2017 foi confirmado o segundo lote com seis A-29B, matriculados de FACH 463 a 468. Duas destas aeronaves (463 e 464) foram entregues em março de 2018 e as quatro restantes em dezembro do mesmo ano. Em fevereiro de 2020 a FACH reforçou sua frota com mais quatro unidades, sendo matriculadas de FACH 469 a 472, onde as duas primeiras foram entregues este mês, com as demais devendo chegar a Iquique até o final do ano.
@CAS