• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mais seis Embraer EMB-145 AEW&C para a Força Aérea Indiana

7 de outubro de 2023
Mais seis Embraer EMB-145 AEW&C para a Força Aérea Indiana (Foto: IAF).

Mais seis Embraer EMB-145 AEW&C para a Força Aérea Indiana. A Força Aérea Indiana (IAF) irá ampliar a sua capacidade de Sistemas Aerotransportados de Alerta Antecipado e Controle (AEW&C) com a aquisição de novas aeronaves. A informação foi anunciada recentemente pelo Marechal (ACM) VR Chaudhari, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Indiana.

Segundo o Oficial-General indiano, está em andamento o processo para aquisição no mercado de seis Embraer EMB-145 usados para conversão em plataformas AEW&C, designadas localmente como “Netra” (olho). Elas se somarão às três aeronaves do mesmo modelo que atualmente compõem a frota do Esquadrão 200 “The Netra” da IAF.

Além dos três EMB-145 Netra, a IAF ainda opera três aeronaves russas Ilyushin/Beriev A-50EHi “Phalcon”, reunidas no Esquadrão 50 Esquadrão “Adwitiya”. Em 2020 surgiram especulações de que a IAF iria comprar mais alguns Phalcons, mas a invasão da Ucrânia pela Rússia e as sansões internacionais aos produtos russos certamente arrefeceram esse projeto.

A IAF e a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) também trabalham no desenvolvimento de uma futura aeronave AEW&C baseada no Airbus A321 denominado Netra Mk II. O projeto envolve a conversão de seis A321 desativados pela companhia aérea Air India, que serão enviados para a França, onde passarão pelas modificações estruturais para acomodar os radares e sensores. Após retornar à Índia, serão integrados os sistemas de missão desenvolvidos localmente pela IAF/DRDO (saiba mais).

Embraer 145 AEW&C

O EMB 145 AEW&C é um dos integrantes da família de aeronaves e sistemas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da Embraer, derivado do jato regional civil ERJ-145 com mais de 1.100 unidades vendidas. Sua principal missão é detectar, rastrear e identificar alvos e transmitir essas informações para comandos em terra ou para outras aeronaves. O EMB 145 AEW&C também tem capacidade de gerenciamento de tráfego aéreo e vetoração de caças em missões de interceptação aérea.

Quatro países operaram o EMB-145 AEW&C:

Força Aérea Brasileira (FAB): cinco aeronaves (E-99M);
Força Aérea Mexicana (FAM): uma aeronave;
Força Aérea da Grécia (HAF): quatro aeronaves;
Força Aérea Indiana (IAF): três Netra Mk I.

EMB-145 Netra

Recebidos a partir de 2011, os aviões indianos foram desenvolvidos em conjunto entre a Embraer e a DRDO, para receber o conjunto completo de sistemas de missão, incluindo o radar de vigilância aérea e sistema de comando e controle, além de um conjunto completo de sistemas de comunicação, datalink e dispositivos de autoproteção. Os EMB 145 da IAF também possuem sonda para Reabastecimento em Voo, fonte extra de energia elétrica e uma unidade extra de refrigeração.

Em 27 de fevereiro de 2019, um Netra MkI atuou como posto de controle aéreo avançado e vetorou caças indianos na interceptação de aviões de ataque do Paquistão em uma missão sobre a região da Caxemira, que resultou na queda de um jato paquistanês e um MiG-21 indiano.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Força Aérea Indiana receberá seis Airbus A321 AEW&C Netra Mk 2

O Centro de Sistemas Aerotransportados (CABS) da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO), atualmente está em pleno desenvolvimento de uma nova plataforma de Alerta e Aéreo Antecipado e Controle de segunda geração (AEW&C Mk2) para a Força Aérea Indiana (IAF).

1 de novembro de 2022

Em "Notícias"

Embraer oferece Super Tucano e Millennium para Índia

A Índia tem uma expectativa de investir cerca de US$ 130 bilhões na modernização de equipamentos de defesa nos próximos anos. A Embraer está de olho nessa oportunidade para estreitar os laços comercias e fechar contratos com o país, especialmente com a venda de aeronaves de ataque leve A-29 Super…

20 de janeiro de 2023

Em "Notícias"

Força Aérea Indiana movimentou seus Airbus A321

Um Airbus A321 da Força Aérea Indiana (IAF) foi visto decolando Aeroporto Internacional Lokpriya Gopinath Bordoloi no início de novembro. Ela é uma das seis aeronaves civis adquiridas pelo Ministério da Defesa da companhia aérea Air Índia, e que serão convertidas em plataformas de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C).

15 de dezembro de 2023

Em "Notícias"

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login