Mais seis Embraer EMB-145 AEW&C para a Força Aérea Indiana. A Força Aérea Indiana (IAF) irá ampliar a sua capacidade de Sistemas Aerotransportados de Alerta Antecipado e Controle (AEW&C) com a aquisição de novas aeronaves. A informação foi anunciada recentemente pelo Marechal (ACM) VR Chaudhari, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Indiana.
Segundo o Oficial-General indiano, está em andamento o processo para aquisição no mercado de seis Embraer EMB-145 usados para conversão em plataformas AEW&C, designadas localmente como “Netra” (olho). Elas se somarão às três aeronaves do mesmo modelo que atualmente compõem a frota do Esquadrão 200 “The Netra” da IAF.
Além dos três EMB-145 Netra, a IAF ainda opera três aeronaves russas Ilyushin/Beriev A-50EHi “Phalcon”, reunidas no Esquadrão 50 Esquadrão “Adwitiya”. Em 2020 surgiram especulações de que a IAF iria comprar mais alguns Phalcons, mas a invasão da Ucrânia pela Rússia e as sansões internacionais aos produtos russos certamente arrefeceram esse projeto.
A IAF e a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) também trabalham no desenvolvimento de uma futura aeronave AEW&C baseada no Airbus A321 denominado Netra Mk II. O projeto envolve a conversão de seis A321 desativados pela companhia aérea Air India, que serão enviados para a França, onde passarão pelas modificações estruturais para acomodar os radares e sensores. Após retornar à Índia, serão integrados os sistemas de missão desenvolvidos localmente pela IAF/DRDO (saiba mais).
Embraer 145 AEW&C
O EMB 145 AEW&C é um dos integrantes da família de aeronaves e sistemas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da Embraer, derivado do jato regional civil ERJ-145 com mais de 1.100 unidades vendidas. Sua principal missão é detectar, rastrear e identificar alvos e transmitir essas informações para comandos em terra ou para outras aeronaves. O EMB 145 AEW&C também tem capacidade de gerenciamento de tráfego aéreo e vetoração de caças em missões de interceptação aérea.
Quatro países operaram o EMB-145 AEW&C:
Força Aérea Brasileira (FAB): cinco aeronaves (E-99M);
Força Aérea Mexicana (FAM): uma aeronave;
Força Aérea da Grécia (HAF): quatro aeronaves;
Força Aérea Indiana (IAF): três Netra Mk I.
EMB-145 Netra
Recebidos a partir de 2011, os aviões indianos foram desenvolvidos em conjunto entre a Embraer e a DRDO, para receber o conjunto completo de sistemas de missão, incluindo o radar de vigilância aérea e sistema de comando e controle, além de um conjunto completo de sistemas de comunicação, datalink e dispositivos de autoproteção. Os EMB 145 da IAF também possuem sonda para Reabastecimento em Voo, fonte extra de energia elétrica e uma unidade extra de refrigeração.
Em 27 de fevereiro de 2019, um Netra MkI atuou como posto de controle aéreo avançado e vetorou caças indianos na interceptação de aviões de ataque do Paquistão em uma missão sobre a região da Caxemira, que resultou na queda de um jato paquistanês e um MiG-21 indiano.
@FFO