• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mais seis Embraer A-29 Super Tucanos para as Filipinas

5 de fevereiro de 2026
Mais seis Embraer A-29 Super Tucanos para as Filipinas. Foto: Embraer.
Mais seis Embraer A-29 Super Tucanos para as Filipinas. Foto: Embraer.

Mais seis Embraer A-29 Super Tucanos para as Filipinas. A Embraer confirmou que a Força Aérea das Filipinas (PhAF) é o cliente não divulgado, de um pedido de seis aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano. O anúncio ocorreu no dia 03 de fevereiro, durante o Singapore Airshow 2026.

De acordo com o anúncio da Embraer nas suas redes sociais, o pedido visa expandir a capacidade da Força Aérea Filipina de realizar uma ampla gama de missões, incluindo apoio aéreo aproximado, ataque leve, vigilância, interceptação ar-ar e operações de contra-insurgência.

Não foram divulgados detalhes do contrato, como valor total e o cronograma de entregas das novas aeronaves. Com este pedido, a frota de A-29 Super Tucano da PhAF subirá para 12 aeronaves.

As Filipinas adquiriu os seis primeiros A-29B em novembro de 2017, os quais foram entregues em setembro de 2020. Matriculados de 1901 a 1906, os Super Tucanos filipinos são operados pelo 16º Esquadrão de Ataque “Eagles”, sediado na Base Aérea Danielo Atienza (RPLS) em Cavite, a sudoeste da Capital Manila

Desde então, a PhAF tem usado seus Super Tucanos especialmente em operações de contra-insurgência, nas regiões remotas do país, onde as pistas curtas e semipreparadas são propícias para os turboélices da Embraer.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, de baixo custo, empregado em missões de guerra irregular e segurança de fronteiras. É equipado com uma estrutura reforçada, blindagem e um conjunto de aviônicos projetados para operações em ambientes hostis. A aeronave pode ser armada com uma combinação de metralhadoras, foguetes e munições guiadas de precisão, de acordo com os requisitos da missão.

As Filipinas são um dos vários países da região Ásia-Pacífico que operam o Super Tucano, refletindo uma demanda mais ampla por aeronaves de ataque leve capazes de realizar missões cinéticas e de inteligência, vigilância e reconhecimento. A Embraer enfatiza que o A-29 foi projetado para missões onde caças de alto desempenho não são necessários, oferecendo uma alternativa de menor custo com capacidade suficiente para defesa interna e tarefas de segurança regional.

Além das Filipinas, o A-29 Super Tucano está em serviço em forças aéreas da América Latina, África e partes do Oriente Médio e da Ásia. A Embraer posiciona a aeronave como uma plataforma consolidada com um histórico operacional comprovado, apoiada por uma rede internacional de logística e treinamento.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login