

Mais recursos para o A400M combater incêndios. A Airbus avançou no desenvolvimento de sua capacidade de combate a incêndios para o avião de transporte A400M após concluir uma série de testes e demonstrações na França.
O sistema de combate a incêndios desenvolvido internamente pela empresa foi submetido a uma campanha de testes em Nimes, base da frota de combate a incêndios da aviação francesa Securite Civile, onde o sistema pôde ser avaliado de forma independente pelo Centre d’essais et de recherche (CEREN), uma instituição francesa aprovada para avaliar equipamentos de combate a incêndios florestais.
Conforme o fabricante da aeronave, o A400M fez vários lançamentos de retardante em uma seção do campo de aviação para permitir que os cientistas do CEREN avaliassem com precisão as capacidades do sistema, incluindo a distribuição e a concentração precisas do retardante ao atingir o solo. Funcionários da empresa descrevem os testes como um “passo crucial à frente” na criação da capacidade de combate a incêndios do A400M.

O desenvolvimento do sistema roll-on, roll-off da Airbus para o A400M faz parte de um esforço mais amplo da empresa para desenvolver um ecossistema de capacidades de combate a incêndios, à medida que a ameaça global de incêndios florestais cresce devido à atividade humana e às mudanças climáticas.
O sistema desenvolvido para o A400M pode descarregar até 20.000 litros de água ou retardante por gravidade através da rampa traseira, enquanto a capacidade de roll-on, roll-off do sistema permite que qualquer aeronave A400M seja rapidamente adaptada para missões de combate a incêndios.
O chefe do programa A400M, Gerd Weber, disse à Aviation Week no Paris Air Show que a empresa está buscando um cliente para atingir a “finalização real do desenvolvimento”. Com um cliente, requisitos locais ou nacionais também podem ser determinados.
Weber disse que os sistemas da aeronave também permitiam que o A400M fosse usado para atacar incêndios à noite, uma capacidade atualmente restrita a helicópteros.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS