Mais Rafales para a Grécia. O governo da Grécia assinou no dia 24 de março a compra de mais seis caças Dassault Rafale adicionais. Todos serão monoplaces e novos de fábrica, elevando para 24 o número total desta aeronave na Hellenic Air Force (HAF) ou Força Aérea da Grécia.
O documento de compra foi assinado na capital grega pelo CEO da Dassault, Eric Trappier, e pelo vice-almirante Aristidis Alexopoulos, Diretor Geral de Armamentos e Investimentos do Ministério da Defesa, na presença da Ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, e seu homólogo, o grego Nikolaos Panagiotopoulos.
O primeiro pedido, assinado em janeiro de 2021, inclui 12 aeronaves Rafale EG/DG usadas do estoque das Forças Aéreas e Espaciais Francesas e outras seis aeronaves novas de fábrica ao custo de €2.3 bilhões. Em janeiro deste ano, a Força Aérea Helênica (HAF) transladou as primeiras seis aeronaves para a base aérea de Tanagra, perto de Atenas.
O plano de comprar mais um lote de seis Rafales já vinha sendo arquitetado desde abril de 2021, mas tomou forma em 11 de setembro de 2021, quando foi verbalizada pelo Ministério da Defesa, após o 1º Ministro Grego Kyriakos Mitsotakis, falar sobre o assunto em um discurso durante a Feira Industrial de Thessaloniki, informação confirmada nas redes sociais da Ministra da Defesa da França, Florence Parly.
A entrega das 18 aeronaves do pedido original deverá ser concluída em 2023. No ano seguinte, a Dassault iniciará o processo de entrega dos seis caças adquiridos neste contrato adicional. Isto permitirá que a HAF ative uma segunda unidade operacional. Hoje os Rafales estão no 332º Esquadrão “Geraki” (Falcão), da 114ª Ala de Combate, baseada em Tanagra.
“Esta ordem adicional reflete a grande satisfação do governo grego com as qualidades operacionais do Rafale, bem como sua determinação em fortalecer as capacidades de combate da Força Aérea Helênica para garantir a soberania do país e garantir a segurança de seus população em um contexto geopolítico cada vez mais instável”, disse a Dassault Aviation em um comunicado.
@CAS