Mais Pilatus PC-21 para a Espanha. O Ministério da Defesa da Espanha irá adquirir um terceiro lote de 16 treinadores suíços Pilatus PC-21 para o Ejército del Aire y del Espacio (EdA), onde é designado militarmente como E-27. O contrato está avaliado em € 240 milhões.
Após pedidos anteriores em 2020 com 24 unidades e de 2022 com 16 unidades, o EdA deve adquirir mais 16 unidades, elevando parra 56 PC-21, tornando-se assim o maio operador da aeronave na Europa. Dos 16 novos PC-21, 14 serão entregues à Academia General del Aire (AGA). Os Pilatus estão substituíndo os CASA C-101EB (Esquadrão 792) e os Enaer T-35C Pillán (Esquadrão 791) da AGA, baseada na Murcia/San Javier, no sudeste da Espanha.
O pacote também inclui um simulador PC-21, dois treinadores de procedimentos de cockpit, sistemas adicionais de planejamento e debriefing de missão e software de treinamento de pilotos. Dois PC-21serão entregues ao Centro Logístico de Armamento e Experimentação (CLAEX) para atividades experimentais, treinamento e P&D.
O Tenente-Coronel Ildefonso Martínez-Pardo González, comandante do grupo de operações aéreas da AGA, comentou: “Em uso na Força Aérea e Espacial Espanhola por mais de 18 meses, o sistema de treinamento integrado PC-21 supera em muito nossas expectativas. Seu motor confiável e eficiente, aerodinâmica, sistemas de segurança e aviônicos tornam o PC-21 um treinador altamente versátil, capaz de realizar qualquer fase do treinamento de voo, do mais elementar ao mais avançado”.
@CAS