Mais MQ-9A Reapers para a Holanda. No dia 21 de agosto, a empresa americana General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) confirmou o pedido da Royal Netherlads Air Force (RNLAF) ou Força Aérea Real Holandesa de mais um lote de Sistemas Aéreos de Combate Não Tripulados (UCAS) MQ-9A Reaper Bloco 5.
No final de julho, o Ministério da Defesa da Holanda havia solicitado aos EUA ampliar sua frota. O pedido foi ratificado pelo Pentágono e confirmado pela GA-ASI, cerca de 45 dias após protocolar o mesmo junto a Defense Security Cooperation Agency (DSCA).
Na prática, RNLAF irá dobrar sua frota de quatro para oito aeronaves, cuja última do primeiro lote foi recentemente entregue. A Nota mencionou que o pedido de quatro MQ-9A adicionais e também incluiu a declaração de que todos serão armados, ao contrário do lote inicial, dedicado apenas a missões ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance).
Governo americano autorizou a compra dos MQ-9 para a Holanda em 2015. Foram quatro unidades, treinamento e um pacote de suporte por US$ 339 milhões. No entanto, devido a cortes no orçamento, o programa sofreu um atrasado, só sendo possível as entregas ocorrerem a partir de 2021.
Os novos Reapers também serão operados pelo Esquadrão 306 com sua sede na base aérea de Leeuwarden, unidade que já opera os MQ-9A M-001 a M-004. O pedido dos novos MQ-9A adicionais, que também inclui três MQ-9A Mobile Ground Control Systems (GCS), está avaliado em US$ 611 milhões. Os novos Reapers serão matriculados na RNLAF de M-005 a M-008.
@CAS