Mais MH60R para a Royal Australian Navy. Em 8 de outubro de 2021, o Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS – Foreign Military Sale) de 12 helicópteros Sikorsky MH-60R Seahawk para a Marinha Real Australiana (RAN – Royal Australian Navy). O contrato está avaliado em US$ 986 milhões.
Os novos MH-60R substituirão os seis NHI MRH-90 Taipan operados pelo Esquadrão 808. A RAN opera atualmente 24 Seahawk na função de combate naval, o suficiente para manter oito helicópteros embarcados simultaneamente, com os demais fornecendo treinamento baseado em terra e o cumprimente de tarefas operacionais. Em terra eles estão baseados na HMAS Albatross, perto de Nowra (NSW) e servem com Esquadrões 725 e 816.
Os MRH90 foram adquiridos a partir 2006, mas têm sofrido com a baixa disponibilidade desde que entraram em serviço, forçando o Exército australiano a alugar helicópteros provisórios para treinamento e funções de transporte não voltadas ao combate. A RAN opera seis unidades, mas sente a necessidade de retirar eles de serviço, dada a indisponibilidade.
Fonte RAN
@CAS