Mais MH-47G Block II Chinook para o USASOAC. Em 3 de março de 2022, a Boeing Defense anunciou ter recebido um pedido para um novo lote de helicópteros MH-47G Block II Chinook do Comando de Aviação de Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos (USASOAC – United States Army Special Operations Aviation Command).
O contrato está avaliado em US$ 195 milhões e abrange a produção e entrega de seis helicópteros MH-47G as forças especiais, programadas para começar em 2024. Incluindo um único protótipo, isso eleva o número total de helicópteros MH-47G Block II encomendados Pelo USASOAG para 37, que projeta uma frota de 69 unidades, para substituir a atual frota de 73 MH-47G Block I mais antigos. Em 1 de setembro de 2021, foi anunciado que o primeiro exemplar de produção havia sido entregue e, até o março de 2022, cinco helicópteros já foram aceitos pelo USASOAC.
A variante Block II é equipada com Advanced Chinook Rotor Blades, tanques de combustível redesenhados que podem transportar mais combustível, transmissão aprimorada e fuselagem reforçada. O objetivo dessas modificações é aumentar a capacidade de operação do helicóptero em regiões de altas altitudes e quentes.
Os MH-47Gs são operados pelo 160th Special Operations Aviation Regiment (SOAR). The MH-47Gs are operated by the 1st Battalion e 2nd Battalion (1-160th SOAR and 2-160th SOAR) de Campbell AAF (Fort Campbell) no Kentucky; pelo 3rd Battalion (3-160th SOAR) de Hunter AAF (Fort Stewart)na Georgia; o 4th Battalion (4-160th SOAR) de Fort Lewis-Tacoma/Gray AAF em Washington e pelo Special Operations Aviation Training Battalion (SOATB/160th SOAR) de Campbell AAF (Fort Campbell), também no Kentucky.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS