• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Mais imagens do Dia de Aviação de Caça 2023

24 de abril de 2023
Mais imagens do Dia de Aviação de Caça 2023. A-1M do 1º /10º GAV e do 3º/10º GAV de Santa Maria.
Mais imagens do Dia de Aviação de Caça 2023. A-1M do 1º /10º GAV e do 3º/10º GAV de Santa Maria (Foto: BASC/Sargento Neubert).

Mais imagens do dia de Aviação de Caça 2023. Na sexta-feira, dia 21 de abril, a Base Aérea de Santa Cruz – na zona oeste do Rio de Janeiro celebrou mais um Dia da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento celebrou o 78º aniversário dos feitos do 1º Grupo de Aviação de Caça no já distante 22 de abril de 1945, quando a unidade brasileira equipada com os lendários P-47D Thunderbolt teve seu melhor desempenho na campanha em céus italianos, durante a II Grande Guerra.

Comandante da Aeronáutica Ten-Brig do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Comandante da Aeronáutica Ten-Brig do Ar Marcelo Kanitz Damasceno (Foto: BASC/Sargento Neubert).

Há exatos 78 anos, em 22 de abril de 1945 a Força Aérea Brasileira (FAB) escrevia uma das páginas mais importantes de sua história, durante a sua participação na II Grande Guerra, operando no teatro de operações europeu, mais precisamente no norte da Itália.  Naquele domingo, o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) então parte do 350th Fighter Group (350th FG) da então United States Army Air Force (USAAF), cumpriu um dos maiores esforços de guerra. Com apenas 22 pilotos, os Jambcks realizariam do nascer ao pôr do sol, 11 missões com 44 sortidas com os 23 Republic P-47D Thundebolt disponíveis, onde muitos dos pilotos realizaram até três missões no mesmo dia.

O 1o GAVCA, liderados pelo então Tenente Coronel Aviador Nero Moura, vinha combatendo as tropas alemãs desde fins de outubro de 1944 — inicialmente de Tarquínia e, após, de Piza, realizando inúmeras missões de ataque e interdição.

Sem recompletamento, a unidade, que começou a guerra com 45 pilotos, chegava ao sexto mês com apenas 22, o que não impediu de participar da grade ofensiva da primavera promovida pelo Comando Aliado, como de fazer história realizando um número de missões jamais executada em um dia.

A seguir algumas imagens do Dia Caça 2023. Senta a Pua! Brasil!

Fotos: BASC/Sargento Neubert.
Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros (COMPREP) cumprimenta os militares da BASC em sua chegada à BASC.
Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros (COMPREP) cumprimenta os militares da BASC em sua chegada à BASC (Foto: BASC/Sargento Neubert).
Video via Brig-do-Ar REF Teomar Fonseca Quírico.
Fotos: BASC/Sargento Neubert.
Mais imagens do Dia de Aviação de Caça 2023. F-5EM e F-39E voam na ala!
Mais imagens do Dia de Aviação de Caça 2023. F-5EM e F-39E voam na ala! (Foto: BASC/Sargento Neubert).
Fotos: BASC/Sargento Neubert.
Mais imagens do Dia de Aviação de Caça 2023. A-1M das unidades da BASM com novo visual.
Mais imagens do Dia de Aviação de Caça 2023. A-1M das unidades da BASM com novo visual (Foto: BASC/Sargento Neubert).
Fotos: BASC/Sargento Neubert.
Linha de voo aos pés do Hangar do Zeppelin.
Linha de voo aos pés do Hangar do Zeppelin (Foto: BASC/Sargento Neubert).
Fotos: BASC/Sargento Neubert.
F-39E do 1º GDA ao lado dos F-5EM do 1º/14º GAV.
F-39E do 1º GDA ao lado dos F-5EM do 1º/14º GAV (Foto: BASC/Sargento Neubert).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

FOTOS VIA Brig-do-Ar REF Teomar Fonseca Quírico.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login