Mais imagens do dia de Aviação de Caça 2023. Na sexta-feira, dia 21 de abril, a Base Aérea de Santa Cruz – na zona oeste do Rio de Janeiro celebrou mais um Dia da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento celebrou o 78º aniversário dos feitos do 1º Grupo de Aviação de Caça no já distante 22 de abril de 1945, quando a unidade brasileira equipada com os lendários P-47D Thunderbolt teve seu melhor desempenho na campanha em céus italianos, durante a II Grande Guerra.
Há exatos 78 anos, em 22 de abril de 1945 a Força Aérea Brasileira (FAB) escrevia uma das páginas mais importantes de sua história, durante a sua participação na II Grande Guerra, operando no teatro de operações europeu, mais precisamente no norte da Itália. Naquele domingo, o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) então parte do 350th Fighter Group (350th FG) da então United States Army Air Force (USAAF), cumpriu um dos maiores esforços de guerra. Com apenas 22 pilotos, os Jambcks realizariam do nascer ao pôr do sol, 11 missões com 44 sortidas com os 23 Republic P-47D Thundebolt disponíveis, onde muitos dos pilotos realizaram até três missões no mesmo dia.
O 1o GAVCA, liderados pelo então Tenente Coronel Aviador Nero Moura, vinha combatendo as tropas alemãs desde fins de outubro de 1944 — inicialmente de Tarquínia e, após, de Piza, realizando inúmeras missões de ataque e interdição.
Sem recompletamento, a unidade, que começou a guerra com 45 pilotos, chegava ao sexto mês com apenas 22, o que não impediu de participar da grade ofensiva da primavera promovida pelo Comando Aliado, como de fazer história realizando um número de missões jamais executada em um dia.
A seguir algumas imagens do Dia Caça 2023. Senta a Pua! Brasil!
@CAS
FOTOS VIA Brig-do-Ar REF Teomar Fonseca Quírico.