Mais helicópteros AW139 EMS/SAR para a Austrália. A Leonardo anunciou em 3 de março um crescimento da frota de helicópteros bimotores intermediário AW139 na Austrália, com a encomenda de um total de seis aeronaves por três operadores diferentes: Babcock Australasia (Babcock), RACQ CQ Rescue (CQ Rescue) e StarFlight Austrália.
Todas as seis aeronaves serão entregues nas instalações da linha final de montagem da Leonardo em Vergiate em 2024.
Os dois AW139 encomendadas pela Babcock realizarão uma série de missões HEMS (Helicopter Emergency Medical Services), SAR (Busca e Resgate) e Transporte Inter-Hospitalar de Pacientes em nome de um cliente não revelado. As plataformas AW139 serão entregues em 2024 e começarão a operar no segundo semestre do ano, após customização de missão dedicada realizada localmente. A nova aeronave contará com uma ampla gama de equipamentos personalizados, incluindo: Piloto automático DAFCS (Digital Automatic Flight Control System) de 4 eixos aprimorado com o modo Hover; novíssimo Avionic Phase 8; TCAS II; holofote; câmera; cortador de fio; e guindaste de resgate, entre outros.
Este novo pedido elevará a frota total de AW139 da Babcock para nove, já que eles já operam sete AW139 na Austrália em nome da Air Ambulance Victoria e RACQ CapRescue.
As duas plataformas AW139 encomendadas pela CQ Rescue serão usadas na região de Mackay, no centro de Queensland, para realizar missões EMS/SAR on-shore e off-shore dia e noite e na maioria das condições climáticas. Graças aos novos AW139s, o CQ Rescue voará duas vezes mais longe e com um aumento de 30% na velocidade de missão em comparação com o anterior helicópteros, alcançando comunidades remotas e rurais mais rápido do que nunca. Espera-se que os AW139s sejam entregues no segundo trimestre de 2024 e entrarão em serviço antes do final do ano.
O pedido da StarFlight Australia consiste em dois AW139 que serão operados em Queensland e outras partes da Austrália, realizando missões EMS/SAR com capacidade onshore e offshore. A nova aeronave terá a mais recente tecnologia aviônica, atendimento ao paciente e capacidade de busca e resgate, devendo ser entregue no final de 2024. Este novo pedido trará o total de AW139 operados pelos grupos StarFlight e LifeFlight para 15, onde nove são dedicados a missões EMS/SAR.
Fonte: Leonardo.
@CAS