Mais fotos do T-25 em Tubarão-SC.
Texto e fotos: Giulliano Bittencourt Frassetto
Mais uma aeronave preservada em Santa Catarina. Em evento para comemorar os 151 anos da cidade de Tubarão-SC, distante cerca de 150 km ao sul de Florianópolis-SC, foi inaugurada no dia 27 de maio de 2021 a Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi, que guarda o Memorial Arthur Panseira Demétrio na forma de uma aeronave Neiva Universal T-25.
Sob um belíssimo dia de céu claro, autoridades e familiares do homenageado receberam a benção do Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom João Francisco Salm.
Por proposição do Vereador Gelson Bento e com o apoio do Deputado Federal Cel. Armando, Tubarão passou a ser sexta cidade catarinense a abrigar uma aeronave preservada da Força Aérea Brasileira, ao lado de cidades como Rio Negrinho (T-6 FAB 1287), Gaspar (T-25 FAB 1841), Brusque (T-6 FAB 1458), São José (AT-26 FAB 4533) e Florianópolis (UH-1 FAB 8535).
O T-25C FAB 1854, que guarnece o memorial foi montado por Especialistas do PAMA-LS que permaneceram abrigados pelo Exército Brasileiro, no quartel da cidade por aproximadamente uma semana. Neste período puderam montar a aeronave e conformá-la ao monumento erigido em nome de Arthur Panseira Demétrio com partes de diversos outros T-25 estocados naquele PAMA.
O piloto que dá nome ao monumento, natural de Tubarão-SC, faleceu em acidente aéreo em 29 de janeiro de 2014 quando ministrava instrução aérea em Cachoeira do Sul/RS em um Cessna C140 PP-DFW. Segundo sua tia, Dulce Panseira Espíndola, que falou em nome da família do homenageado, Arthur foi motivado à carreira aeronáutica pelas histórias que ouvia atentamente de seu avô Sadi Panseira, então mecânico da extinta Varig.
Com expressiva presença de autoridades locais, de empresários e colaboradores que atuaram em favor da edificação da praça, e de diversos familiares, a cidade de Tubarão ainda prestou homenagem ao então Aeroporto Anita Garibaldi, inaugurado em janeiro de 1951 naquele mesmo local, equipamento que serviu a cidade com voos comerciais das grandes companhias aéreas nacionais por mais de 30 anos e que abrigou o Aeroclube de Tubarão até o final dos anos 90.
O evento foi encerrado após o agradecimento do prefeito municipal Joares Carlos Ponticelli aos militares da FAB, notadamente ao Cel. Av. Marcelo R. Sardinha e Ten. Cel. Gutemberg dos Santos Silva, dentre outros. Estiveram na cerimônia parentes do homenageado: Claiton dos Reis Demétrio – pai, Adriana Panseira Demétrio – mãe, Andre Panseira Demétrio – irmão, Dulce Panseira Espíndola – tia, Sadi Panseira – avô, além de outras autoridades, empresários, militares e bombeiros.