

Mais F-35A Lightning II para a Bélgica? A Bélgica aprovou há algumas semanas um aumento no orçamento de defesa com o objetivo de atingir até o final deste ano a meta de 2% do PIB proposta pela OTAN. Com este passo, o país se aproxima do desejo do ministro da Defesa, Theo Francken, que propõem investir mais de 2% do PIB antes de 2029, com parte deste orçamento adicional sendo utilizado para comprar mais caças Lockheed Martin F-35A Lightning II.
Em 2018 o governo belga assinou um contrato de aproximadamente US$ 4,5 bilhões com a Lockheed Martin para a aquisição de 34 caças F-35A para a Belgische Luchtmacht (BLu). Os caças de quinta geração substituirão os envelhecidos F-16 Fighting Falcons em serviço na primeira linha da defesa aérea nacional.

O país está considerando ampliar este número com o apoio do governo de coalizão e seu crescente orçamento de defesa. Embora os números exatos e os cronogramas ainda não tenham sido divulgados, os preparativos estão em andamento, com um anúncio formal previsto para meados deste ano de 2025, quando os detalhes do orçamento forem finalizados. Fontes do governo belga informaram que o pedido poderia envolver até 21 aeronaves adicionais.

No início deste mês, o primeiro F-35A Lightning II destinado à 2ª Ala de Aviação sediada na Base Aérea de Florennes (matrícula FL009), saiu da linha de montagem da Lockheed Martin em Fort Worth, no Texas (EUA), seguindo para a sessão de acabamento final e testes de aceitação, antes da entrega oficial para a BLu prevista para o segundo semestre deste ano.
Enquanto isto, os primeiros oito primeiros caças belgas – matrículas militares FL001 a FL008 – seguem na Base Aérea da USAF em Luke, no Arizona (EUA), onde servem como plataformas de treinamento e formação para os pilotos de F-35A da Belgische Luchtmacht.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO