Mais dois UH-1H Super Huey II para a República Dominicana. O Comando da Força Aérea da República Dominicana (FAD) adquiriu um lote de seis helicópteros Bell UH-1H desativados por agências estatais dos Estados Unidos. Até agora quatro aeronaves já foram recebidas pela Força Aérea do país caribenho.
As duas primeiras aeronaves, matrículas FAD 3072 e FAD 3073, chegaram ao país em 05 de dezembro de 2022, ostentando um padrão híbrido com a pintura típica da NASA e as marcas da Força Aérea Dominicana.
No último final de semana, mais dois Super Huey II chegaram ao país caribenho. As aeronaves FAD 3074 e FAD 3075 ostentam a pintura marrom escuro com uma faixa dourada, típica da U.S. Customs and Border Protection’s Air (CBP) and Marine Operations (AMO), a agência que controla as fronteiras dos EUA. Em 2020 a CBP/AMO concluiu a substituição da frota de Super Huey por modernos UH-60 Black Hawk, disponibilizando os UH-1H para venda.
Essas aeronaves destinadas à FAD, foram atualizados para o padrão “Super Huey II”, recebendo modernos aviônicos, iluminação adaptada para utilização de óculos de visão noturna (NVG), guinchos externos, entre outras melhorias.
¡Buenos días! ☀️
— FuerzaAéreaRD (@FuerzaAereaRD) January 13, 2023
-Día 1 #LaTravesíaUH
🚁 -Se aproximan las dos (2) unidades BELL UH-1H HUEY II FAD3074 y FAD3075.
-Concluidos los #VuelosDePrueba
Iniciaron su primer día de travesía con destino a República Dominicana. 1/2 pic.twitter.com/tUhRDY59PN
Em 2004 a FAD recebeu o primeiro lote de oito Super Huey, enquanto alguns dos exemplares mais antigos, recebidos em 1983, foram atualizados para o padrão UH-1H+. Todos os helicópteros Super Huey II da FAD são reunidos no Escuadron de Rescate (Esquadrão de Resgate) em San Isidro.
@FFO