Mais de mil militares seguem atuando em Petrópolis (RJ). Mais de mil militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira seguem atuando na Operação Petrópolis, iniciativa desencadeada pelo Ministério da Defesa para apoiar o município da Região Serrana do Rio de Janeiro, que foi atingido por fortes chuvas.
As três Forças Armadas compõem o Comando Conjunto Leste, que tem mobilizado diversos meios materiais e pessoais, como gerador, viaturas, ambulâncias, motosserras, bote, trator, retroescavadeiras, equipamentos de comunicações, helicópteros, assim como profissionais de diversas aéreas, incluindo engenheiros e equipes de saúde. No total, são 130 equipamentos empregados.
Em sete dias, já foram desobstruídas mais de 15 vias públicas principais e secundárias, realizados mais de 520 atendimentos médicos e começaram a ser prestados os apoios para distribuição de donativos que chegam à região de diversas localidades.
Por meio do Comando Conjunto Leste, militares das três Forças Armadas estão sendo empregados em ações que englobam o apoio às buscas, desobstrução de vias de acesso, remoção de escombros, controle de trânsito e do espaço aéreo, doação e distribuição de donativos, reconhecimento especializado de engenharia, atendimentos médicos, entre outras atividades operacionais e assistenciais.
Os militares do Comando Conjunto Leste atuam na região em coordenação com os órgãos da Defesa Civil nas instâncias municipal, estadual e federal Desde as primeiras horas do dia 16, quando foi acionado o Destacamento de Resposta Imediata da 4º Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda inf L Mth), localizado em Juiz de Fora (MG), com o apoio do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth) sediado em Petrópolis.
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO