Mais de 50 aeronaves no Exercício Conjunto Real Thaw da OTAN. Entre 27 de junho e 08 de julho, Forças Aéreas de sete nações Aliadas da OTAN participaram do complexo Exercício Conjunto “Real Thaw” realizado na Base Aérea de Beja, em Portugal. O treinamento reuniu Cerca de 54 aeronaves em missões de alto nível em cenários de combate realistas.
A maioria das aeronaves partiam da Base Aérea Nº 11 de Beja, enquanto dois Boeing E-3A AWACS e 80 militares da OTAN, foram implantados na Base Aérea de Morón, no sul da Espanha. Os AWACS forneceram Comando e Controle para os aviões de combate e outros participantes dos exercícios liderados pela Força Aérea Portuguesa.
Diferentes cenários de combate aéreo no Real Thaw ofereceu uma excelente oportunidade de treinamento para novos operadores do Sistema de Controle e Alerta Aéreo Antecipado. Para os mais experientes operadores de AWACS da OTAN, muitas surtidas de treinamento foram usadas para aprimorar suas capacidades em um cenário altamente complexo, envolvendo diversas aeronaves de combate.
“Nossa participação neste exercício é importante para manter uma alta proficiência no Componente E-3A. Nossos operadores podem ampliar suas habilidades e atualizar as novas táticas de vários tipos de caças. Os cenários exigem que mantenhamos o foco. Graças ao trabalho em equipe, dedicação e boa interação da tripulação de nosso pessoal, o AWACS Comando e Controle de alto nível durante o Real Thaw”, disse a Major Patricia, Diretora Tática da Força AWACS OTAN.
Participaram do Exercício OTAN “Real Thaw” aviões das Forças Aéreas da Bélgica, França, Lituânia, Holanda, Portugal, Espanha e Estados Unidos, além dos AWACS da unidade multinacional da Aliança.
Fonte: OTAN
@FFO