O Ministério da Defesa da Argentina, a Fábrica de Aeronaves Argentina (FAdeA) e a Câmara Aeronáutica e Espacial da Argentina (CArAE), assinaram um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento e produção no país, de novos componentes para a aeronave IA63 Pampa.
O projeto original da aeronave é dos anos 1980, e atualmente a versão III está em produção. A FAdeA percebeu a necessidade de atualizar alguns componentes originais, e viu na indústria local um parceiro estratégico e econômico. A CArAE reúne empresas nacionais de alta tecnologia que desenvolvem e produzem componentes eletro-eletrônicos, micro-eletrônicos e sistemas destinado à indústria aeronáutica e aerospacial.
O Memorando de Entendimento é um passo fundamental para a indústria aeronáutica argentina e um plano estratégico para os projetos de logo prazo e grande investimento desenvolvidos pela FAdeA. O entendimento reflete o empenho entre as partes, para que a nacionalização dos componentes do IA-63 Pampa se torne uma realidade cada vez mais presente no avião. Em 2014 apenas 3% dos seus componentes eram produzidos localmente, atualmente chegam a 13% e o objetivo proposto para 2023 é chegar 16% de componentes argentinos embarcados no Pampa III.
@FFO