Mais AIM-120 AMRAAM para a RSAF. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a possível Venda Militar Estrangeira (FMS –Foreign Military Sale) de mísseis ar-ar de médio alcance AIM-120C (AMRAAM) para a Arábia Saudita por um custo estimado de US$ 650 milhões. A informação foi confirmada em 4 de novembro pela Agência de Cooperação e Segurança de Defesa dos EUA (DSCA – US Defense Security Cooperation Agency).
De acordo com o DSCA, a Arábia Saudita solicitou a aquisição de 280 AIM-120C-7/C-8-variant AMRAAMs e 596 LAU-128 Missile Rail Launchers (MRL), além de equipamentos de apoio, peças de reposição e de reparo e serviços de apoio técnico e logístico.
Esta venda potencial apoiará os programas Eurofighter Typhoon e Boeing F-15C/D/S/SA da Royal Saudi Air Force (RSAF) e fortalecerá ainda mais a interoperabilidade entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita, afirmou o DSCA. O contratante principal será realizado pela Raytheon, sediada nos Estados Unidos.
A família de mísseis AMRAAM foi adquirida por 41 países em todo o mundo e integrada em plataformas como F-15A/B/C/D/E/I/K/S/SG/SA, F-16A/B/C/D/E/F/V, F/A-18C/D/E/F, F-22A, F-35A/B/C, Typhoon, JAS-39 Gripen, Tornado e Harrier. O fabricante Raytheon Missile & Defense afirma que a mais nova variante é o único míssil ar-ar guiado por radar autorizado a voar no caça stealth F-35 Lightning II.
@CAS