Mais 30 Rafales para o Egito. A Dassault Aviation formalizou nesta segunda-feira -15/11 a assinatura com o governo egípcio de um novo contrato de aquisição de um novo lote de caças Rafale DM/EM para equipar a Al Quwwat Al Jawwiya Il Misriya, ou Força Aérea do Egito (EAF – Egypt Air Force).
Conforme havíamos adiantado aqui, em 3 de maio o Ministério da Defesa Egípcio informou que havia chegado a um acordo com a França para a compra de 30 Rafales F3-R, em um contrato que complementaria a primeira aquisição do primeiro lote de 24 Rafales, assinado em 2015. Hoje o contrato foi formalmente assinado.
Segundo nota da Dassault, o novo contrato marca um novo marco na parceria estratégica entre o Egito e a França e reforça os laços históricos forjados com a Dassault Aviation ao longo de quase 50 anos. Mostra também a satisfação das autoridades egípcias pela execução bem-sucedida do primeiro contrato. Por último, confirma a excelência tecnológica e operacional do Rafale e o seu sucesso nas exportações.
“Em um contexto geopolítico exigente, o Egito escolheu o Rafale para garantir seu papel como um ator-chave no cenário regional e internacional, com total soberania. É uma honra para a Dassault Aviation e seus parceiros, que estão totalmente comprometidos em atender às expectativas das autoridades egípcias”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation.
Com isto, a frota egípcia chega a 53 aeronaves Rafale. O novo lote começa a ser entregue em 2024. O país do norte da África no entanto, não cogita parar por aí, e já informou estar interessado na versão F4-R do Rafale, podendo adquirir mais 25 aeronaves a médio prazo e ter no futuro até 100 Rafales em sua frota.
Em fevereiro de 2015, o Egito assinou um contrato para a aquisição de 24 Rafales, sendo 08 Rafales EM (monoplace) e 16 Rafales DM (biplaces). Um Rafale EM foi perdido em abril de 2019 em um acidente. Atualmente a Al Quwwat Al Jawwiya Il Misriya possui uma frota de 23 caças Rafale EM/DM divididos no 34th Tactical Fighter Squadron — “Wolves” e 36th Tactical Fighter Squadron — “Lion”, ambos subordinados a 203th Tactical Fighter Wing Tática (203th TFW), sediados na Base Aérea de Gebel el Basur. O novo lote irá permitir que duas unidades passem a ser reequipadas com o Rafale.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS