

Mais 16 F-35A para Dinamarca! A Dinamarca adquirirá 16 caças F-35 Lightning II adicionais, elevando sua frota total para 43 aeronaves, conforme o Ministério da Defesa dinamarquês.
O Ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, afirmou no comunicado à imprensa: “Com a aquisição de 16 caças F-35 adicionais, proporcionamos um fortalecimento histórico da Força Aérea e das Forças Armadas dinamarquesas. Estou muito satisfeito por termos concluído este acordo para a aquisição adicional de F-35, que aumenta significativamente o poder de combate das Forças Armadas dinamarquesas”.
O Ministério da Defesa agora entrará em discussões com o Escritório do Programa Conjunto F-35 sobre detalhes da aquisição, incluindo o potencial de entrega acelerada para aumentar a prontidão.
O General Michael Hyldgaard, Chefe da Defesa dinamarquesa, afirmou: “A expansão da frota de caças F-35 é uma decisão fundamental na consolidação das Forças Armadas dinamarquesas. Os caças F-35 já são uma parte operacional crucial tanto das operações quanto da afirmação da soberania. Com a decisão de adquirir 16 caças adicionais, o poder de combate, a flexibilidade e a contribuição dinamarquesa para a OTAN aumentam significativamente”.
O pacote de aquisição expandido incluirá peças de reposição, simuladores de voo e de ameaças, sistemas de treinamento, kits de implantação, paraquedas com freios, instalações e pessoal. A Dinamarca também planeja adquirir uma série de Aeronaves de Combate Colaborativo não tripuladas para complementar a frota de F-35.
A Dinamarca encomendou originalmente 27 caças F-35A para a Royal Danish Air Force (RDAF) sob um acordo de 2016, envolvendo diversos partidos políticos. A primeira aeronave chegou ao país em outubro de 2023, na Ala de Caça Skrydstrup, com mais seis aeronaves baseadas nos Estados Unidos para treinamento. A encomenda inicial de 27 aeronaves deverá ser concluída em 2026, e o F-35 deverá atingir capacidade operacional total em 2027.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS