Mais 16 AGM-158B adicionais para o Japão. Após a aquisição de 50 mísseis AGM-158B JASSM-ER no ano passado, o Japão recebeu aprovação para 16 AGM-158 adicionais, reforçando as capacidades ofensivas de longo alcance dos F-15J e F-35 da JASDF.
A DSCA (Defense Security Cooperation Agency) dos Estados Unidos anunciou em 15 de janeiro de 2025 a aprovação de uma possível venda de mais 16 mísseis Lockheed Martin AGM-158B/B-2 JASSM-ER (Joint Air-to-Surface Standoff Missile-Extended Range) para o Japão em um acordo de US$ 39 milhões. Este desenvolvimento segue um contrato de 4 de julho 2024 pelo MoD do Japão, para a aquisição de 50 mísseis AGM-158B JASSM-ER, que foram aprovados em uma FMS (Foreign Military Sale) um ano antes, em 28 de agosto de 2023. Agora será 66 unidades.
Os mísseis são destinados às aeronaves F-15J e F-35A/B da JASDF (Japan Air Self-Defense Force) como uma arma de ataque de superfície de longo alcance lançada do ar, conforme a declaração. A declaração menciona especificamente “incluindo, mas não se limitando ao F-15J e F-35A/B”, o que denota que outros vetores posem receber a integração como os Mitsubishi F-2.
O acordo também inclui AGM-158 JASSM DATM (Dummy Air Training Missiles); contêineres; JAGR (JASSM Anti-Jam GPS Receivers); equipamentos de suporte, teste e manutenção; peças de reposição; e toda a documentação técnica e software classificados e não classificados. Os contratos vêm em meio a tensões crescentes com a China, Coreia do Norte e Rússia no Pacífico ocidental, quando os EUA vêm firmando sua própria aliança com o Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Filipinas.
@CAS