Macedônia do Norte seleciona os Leonardo AW149 e AW169M. O Ministério da Defesa da Macedônia do Norte informou que deverá adquirir 8 helicópteros da italiana Leonardo, preterindo os helicópteros concorrentes da Airbus, Bell e Lockheed Martin. O MoD do país revelou que o acordo compreende quatro helicópteros AW169 e quatro AW149.
O projeto de aquisição entrou na fase crítica de formação de uma equipa dedicada encarregada de conduzir negociações técnicas e finalizar o contrato. O iminente acordo entre governos da Macedônia do Norte e a Itália solidificará o acordo, com entregas de helicópteros previstas 24 a 36 meses após a assinatura.
A oferta de Leonardo saiu vitoriosa, superando os concorrentes da Europa e dos Estados Unidos. Os concorrentes incluíam a Airbus com seus helicópteros H145M e H222M, bem como o Bell 412M e o S-70 Black Hawk da Lockheed Martin. O processo de seleção considerou uma série de fatores, como as capacidades gerais dos helicópteros, os preços e a eficiência dos seus sistemas de logística e manutenção.
Esta aquisição significa uma mudança significativa para a aviação militar da Macedônia do Norte, que atualmente opera helicópteros Mil Mi-24, Mil Mi-17 e Bell 206. Como parte desta transformação, uma parte da frota existente é destinada à doação à Ucrânia, contribuindo para o programa de assistência militar em curso.
O Leonardo AW149 é um helicóptero militar multifuncional de médio porte desenvolvido pela AgustaWestland, agora Leonardo, lançado em 2006. O AW149 é otimizado para uma infinidade de missões no campo de batalha, como transporte de tropas e reabastecimento/levantamento de carga externa; evacuação médica e de vítimas; Busca e Salvamento (SAR) e Recuperação de Pessoal; operações de forças especiais; apoio aéreo aproximado/escolta armada; Comando e Controle (C2); e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
As grandes portas deslizantes suportam operações rápidas de amarração e içamento, permitindo a inserção e extração de tropas no voo flutuante, ao mesmo tempo que permite fogo de cobertura simultâneo de metralhadoras montadas em janelas. Uma grande área de armazenamento de equipamentos para macas e kit médico pode ser acessada opcionalmente a partir da cabine.
O Leonardo AW169 é um helicóptero bimotor, 10 lugares e 4,8 t desenvolvido e fabricado pela AgustaWestland, agora Leonardo, lançado em 2006. Ele foi projetado para compartilhar semelhanças com os maiores Leonardo AW139 e Leonardo AW189. O AW169M é uma variante militarizada do UH-169 LUH para o Exército Italiano, com adaptações para transporte de tropas, apoio utilitário, patrulha marítima, reconhecimento armado e operações de apoio aéreo aproximado.
Amortecedores recentemente desenvolvidos foram instalados entre as pás do rotor principal para reduzir os níveis de vibração para uma experiência suave dos passageiros. Em uma configuração utilitária de passageiros, até 10 pessoas podem ser acomodadas na cabine principal do AW169, enquanto um transporte corporativo pode acomodar no máximo oito pessoas, e um layout VIP mais espaçoso acomoda de seis a sete passageiros.
@CAS