Macedônia do Norte repassa quatro Su-25 à Ucrânia. A Macedônia do Norte está doando quatro Aeronaves de ataque Sukhoi Su-25 Frogot para a Força Aérea Ucrânia. Ambos os ministérios da defesa confirmaram a notícia no dia 3 de agosto. Curiosamente, estes são os mesmos jatos que o governo de Kiev vendeu para Skopje em 2001.
A aposentou o Su-25 em 2003, dois anos após ter recebido eles da Ucrânia. A época a Macedônia do Norte estava então em conflito com os separatistas albaneses e foi por esse conflito que o país pagou €4 milhões pelas aeronave a Ucrânia. Desde então estão estocados para venda. São três Su-25 (121,123 e 123) e um Su-25UB (120).
O repasse é mais uma tentativa de ajudar a Ucrânia contra a invasão russa, que inciou em 24 de fevereiro deste ano, ejá ultrapassou os 160 dias sem uma solução. Várias países tem feito doações e repasse de armas a Ucrânia, sempre com protestos e ameças por parte dos russos.
Macedônia do Norte confirmou que engenheiros militares ucranianos estiveram inspecionando e consertando esses aviões em um aeródromo militar em junho, supostamente preparando-os para entrega à Ucrânia. Os uniformes dos engenheiros que reparavam os aviões tinham a insígnia do regimento Azov. Não se sabe quando as aeronaves poderão ser levada para defender a Ucrânia, mas a mídia da Macedônia do Norte especula que isto poderá acontecer até setembro deste ano.
Esta não é a primeira doação da Macedônia do Norte à Ucrânia. A alguns dias atrás, Skopje anunciou pretender doar cerca de 8-10 tanques T-72, também de design soviético, para Kiev. A Macedônia do Norte tem aproximadamente 30 unidades T-72 em seu estoque.
@CAS