Luftwaffe prepara a Base Aérea que receberá os F-35A Lightning II. A Luftwaffe está progredindo no trabalho para atualizar a Base Aérea de Büchel, em preparação para a chegada dos primeiros Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF), que deverá ocorrer no final desta década.
O Tenente-General Ingo Gerhartz, inspetor da Luftwaffe, no mês passado visitou Büchel AFB, sede da Ala Tática 33 (TaktLwG33 – Taktisches Luftwaffengeschwader 33), a unidade que irá operar todos os 35 Lightning II alemães. A visita foi divulgada pela Luftwaffe nas suas redes sociais. “As coisas estão progredindo em Büchel na TaktLwG33. A pista e a infraestrutura estão preparadas para o futuro e para o F-35”, postou a Luftwaffe.
Localizada perto de Bonn, a Base Aérea de Büchel atualmente acomoda aeronaves Panavia Tornado IDS (Interdiction Strike) da TaktLwG33. Neste local estão armazenadas as armas nucleares da OTAN que serão utilizadas pelos F-35.
Entre os trabalhos realizados na Base Aérea de Büchel, está a melhoria da pista de pouso, conforme um artigo publicado pela Luftwaffe. Além disso, de acordo com a Lockheed Martin, existe uma série de adequações necessária que uma base aérea candidata deve passar para receber os F-35.
A Luftwaffe anunciou no final do ano passado a compra de um lote com 35 novos Lockheed Martin F-35A para substituir os Panavia Tornado IDS. Desde meados do ano passado, a Base Aérea de Büchel, na região de Eifel, foi fechada para passar pelo programa intensivo de atualização, que deverá ser concluído em fevereiro de 2026, ano que os oito primeiros F-35A serão entregues para Luftwaffe nos Estados Unidos, onde permanecerão por dois anos em treinamento de pilotos e pessoal de terra. Somente no início de 2028 está previsto que os primeiros Lightning II cheguem em Büchel.
@FFO