A Luftwaffe recebeu oficialmente nesta quinta-feira (20) o seu primeiro Airbus A350-900 VIP. Em tempos de COVID-19, uma discreta cerimônia foi realizada nas instalações da Lufthansa Technik, em Hamburgo, com a presença da Ministra da Defesa Alemã, Kramp-Karrenbauer, algumas autoridades, convidados e imprensa.
O A350-941CJ 10+03 (c/n 416), é o primeiro de três aeronaves do modelo que foram encomendadas pelo Governo Alemão, e serão operadas pela Ala de Missão Aérea Especial do Ministério da Defesa Federal (FBS BMVg), baseada em Cologne-Bonn.
Em maio deste ano, ainda ostentando o registro civil D-AGAF, o A350 da Luftwaffe deixou a fábrica da Airbus em Hamburgo-Finkenwerder (EDHI), e voou para as instalações da Lufthansa Technik, em Hamburgo (EDDH), onde recebeu a configuração interna especial executiva. Esta é a primeira aeronave governamental desse tipo e, portanto, também o primeiro Airbus A350 do mundo a não ser usado em voos comerciais.
O Luftwaffe 10+03 está equipado com uma cabine de transição temporária, para operações de voos político-parlamentares. Possui áreas de escritório e conferências, uma área de estar multifuncional e assentos para as comitivas que acompanham as autoridades. As outras duas aeronaves que estão em construção (10+01 e 10+02), serão equipadas com uma cabine governamental completa, que também será instalada no 10+03 após o recebimento das demais aeronaves.
A entrega da aeronave sofreu ligeiro atraso por conta das paralisações da cadeia produtiva, impostas pela pandemia do COVID-19. Nas próximas semanas o A350 receberá a certificação militar, enquanto realizará diversos voos de testes e de treinamento dos tripulantes do FBS BMVg, para que em breve está operacionalmente ativa na Luftwaffe.
Lembrando que no último dia 14 de agosto, a Luftwaffe divulgou um pedido de duas aeronaves A321LR (ACJ) para a Airbus Corporate Jets.
@FFO