No dia 6 de maro de 2021 a Luftwaffe ou Força Aérea Alemã organizou na Base Aérea de Neuburg uma Elephant Walk (Caminhada do Elefante) que envolveu 18 Eurofighter Typhoon da Taktisches Luftwaffengeschwader 74 (TLG74).
A TLG74 não informou os motivos do exercício e o mai curioso é que não forma divulgadas fotos das aeronaves acionadas, mas sim, delas estacionadas sobre a pista. Isto pode ser comprovado nas fotos pois além de estarem com seus calços de roda, não há pilotos! A informação é que os 18 Typhoons foram simples mente rebocados para a pista para a captação das imagens.
O habitual nos exercícios da “Caminhada do Elefante” é vermos aeronaves militares armadas taxiando em formação para uma decolagem como demonstração de prontidão ou força. Em alguns casos a decolagem é substituida por um regresso ao pátio de estacionamento, porém sempre com o objetivo de mostrar disponibilidade e operacionalidade.
Talvez um explicação para esta “half elephant walk” seja a escassez de aeronaves ao qual a Luftwaffe vem passando, em especial, de combate desde 2019. Onde parte de frota de Typhoon estava parada por problemas de suprimento. Algo que vem sendo solucionado, inclusive com a compra não ó de suprimento mas de novos Typhoons. O parlamento alemão aprovou a aquisição de 38 novos Eurofighter Trannche 4 para substituir 38 Tranche 1 mais antigos da frota. As entregas devem começar em 2025. A etapa seguinte será a substituição dos Tornados, por 30 Super Hornets F/A-18E/F e 15 Growlers E/A-18G.
A situação em termos de disponibilidade deve ter melhorado e a Caminhada de Elefante deve ter tido como objetivo uma prova de maior prontidão da frota de Typhoon.
@CAS